25 de julho: Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Data marca a resistência das mulheres negras na luta por equidade

Nesta quinta-feira (25), o TRE Pernambuco se une às vozes que celebram o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data é uma oportunidade de promover a visibilidade, reconhecer lutas históricas e reforçar o compromisso com a igualdade racial e de gênero.
Criada em 1992, a data também celebra, no Brasil, a resistência de Tereza de Benguela, líder quilombola que desafiou o sistema escravocrata no Brasil colonial.
De acordo com a juíza Luciana Maranhão (veja o vídeo abaixo), a data “é um marco de luta contra a opressão, o racismo e a exploração da mulher negra”. No âmbito do Judiciário brasileiro, esse reconhecimento ganha força a partir do Pacto Nacional pela Equidade Racial, que entrou em vigor em 2022
O TRE Pernambuco promove constantemente ações afirmativas por meio da Comissão para a Equidade Étnico-Racial e de Gênero (CEERG) e reconhece a importância de trazer esse histórico de luta e afirmação para o dia-a-dia da instituição, como forma de promoção da cidadania e da democracia.