Audiência pública sobre biometria em Águas Belas lota plenário da Câmara

Evento busca alertar a população sobre a importância da atualização biométrica

Evento busca alertar a população sobre a importância da atualização biométrica

O TRE Pernambuco realizou, na terça-feira (13), uma audiência pública sobre o cadastramento biométrico dos eleitores junto à Justiça Eleitoral na Câmara de Vereadores de Águas Belas (Agreste), um dos municípios do Estado com maior percentual de eleitores sem biometria coletada. O ato, que lotou o plenário da Câmara, foi comandado pelo diretor-geral, Orson Lemos, e contou com a participação do coordenador do Grupo de Trabalho para Identificação Biométrica (GTIB), Eduardo Lucas.

A audiência pública está inserida dentro da campanha Atualize, do TRE-PE, que visa ampliar a coleta biométrica dos eleitores do Estado. A realizada em Águas Belas foi a segunda audiência promovida pelo Tribunal dentro da campanha, a primeira foi em Jaboatão dos Guararapes, em março.

Nove vereadores de Águas Belas estiveram presentes ao evento e 70 pessoas se inscreveram para participar da reunião da galeria. O objetivo da audiência foi chamar a atenção da comunidade para a importância de atualizarem seus dados biométricos junto à Justiça Eleitoral e engajar a classe política na iniciativa.

O diretor-geral, Orson Lemos, explicou que com a biometria completa dos eleitores, o processo eleitoral se torna mais seguro, já que eles são identificados pelas impressões digitais, eliminando erros, além de agilizar o processo de votação, diminuindo filas no dia de eleição.

Outro benefício por ele citado é que a biometria da Justiça Eleitoral é utilizada por outras instituições e órgãos públicos, caso do INSS, para identificar beneficiários de benefícios sociais, como Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o seguro-defeso. As avaliações, tanto pelo diretor-geral quando pelo coordenador do GTIB, foram positivas, principalmente pela receptividade da campanha Atualize pela população e pela classe política.

Águas Belas é uma das cidades do estado que ainda tem mais da metade do eleitorado sem a biometria coletada. Ao todo, são 21.883 eleitoras e eleitores sem os dados biométricos cadastrados, o equivalente a 62,89% do eleitorado total (34.797).

Município com posto descentralizado

Além da audiência pública, Águas Belas teve um reforço na campanha Atualize. Desde a sexta-feira (9), a cidade passou a contar com um posto temporário de atendimento para reforçar a coleta biométrica. Equipado com três kits biométricos, o espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, na Sala do Arquivo Público Municipal (R. Coronel Constantino Salustiano, s/n, Centro), com atendimentos mistos: tanto por ordem de chegada, quanto por agendamento no site do TRE-PE. A nova unidade atuará em conjunto com o Cartório Eleitoral da cidade.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido