Eleição suplementar de Goiana: confira as urnas sorteadas para os testes de integridade e autenticidade
Cerimônia aconteceu neste sábado (3), no plenário da sede do TRE-PE

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou, na manhã deste sábado (3), a cerimônia que definiu as três urnas eletrônicas que passarão pelos testes de integridade e autenticidade durante a eleição suplementar da cidade de Goiana. O evento aconteceu no plenário da sede do Tribunal com a participação do presidente, desembargador Cândido Saraiva, do juiz auxiliar da Presidência, Breno Duarte, e foi conduzido pela juíza Sandra Beltrão, junto com a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave). Representantes do Ministério Público Eleitoral, Tribunal de Contas do Estado e advogados estiveram presentes.
O presidente Cândido Saraiva fez a abertura do ato explicando o objetivo dos testes de integridade e autenticidade, que é o de validar o correto funcionamento dos equipamentos em condições normais de uso e a autenticidade dos sistemas eleitorais instalados. Além disso, reafirmou o comprometimento da Justiça Eleitoral com a total transparência e segurança do processo eleitoral. “Ainda que estejamos falando de uma eleição suplementar em apenas um município, a Justiça Eleitoral não abre mão dos mesmos requisitos de segurança, fiscalização e auditoria adotados em um pleito geral. O cuidado é o mesmo, o padrão é o mesmo, a responsabilidade é a mesma, o empenho e a dedicação de todos os que fazem o TRE Pernambuco são rigorosamente os mesmos”, afirmou.
As duas urnas sorteadas que passarão pelo teste de integridade são: uma da Seção 46, localizada na Escola Estadual Dr. João Alfredo; e outra da Seção 174, que fica na Escola Municipal Heroínas de Tejucupapo. Elas serão trazidas à sede do TRE-PE para os procedimentos de auditoria no domingo, no mesmo horário da votação, das 08h às 17h. Os equipamentos serão substituídos por outros.
Já a urna definida para ser submetida ao teste de autenticidade é da Seção 106, localizada na Escola Municipal Irmã Marie Armelle Falguiéres. Esta urna será auditada na própria seção eleitoral e utilizada normalmente na votação.