TRE-PE dá início à programação da 23ª Semana Nacional dos Museus
Centro de Memória Eleitoral recebe estudantes e evento discute importância da participação dos jovens nas eleições

O Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco (Cemel), o espaço museal do TRE Pernambuco, deu início, nesta segunda-feira (12), à programação montada especialmente para a 23ª edição da Semana Nacional dos Museus, evento promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Este ano, as atividades acontecem de 12 a 18 de maio em todo o país e têm como tema central “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.
Neste primeiro dia de evento, o Cemel recebeu cerca de trinta estudantes da Escola de Referência do Ensino Médio Jornalista Trajano Chacon. As alunas e alunos começaram o dia fazendo uma visita guiada à exposição permanente “Caminhos da Democracia: Uma História da Justiça Eleitoral de Pernambuco” e depois assistiram à palestra Cidadania no Museu: Democracia, Eleições e Participação Ativa de Jovens Eleitores. A atividade abordou temas como cidadania, democracia e o funcionamento do processo eleitoral. Logo depois, todos foram convidados a participar de um debate simulado e testaram a urna eletrônica em modo de treinamento.
A programação no Cemel, que está localizado dentro do casarão da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE), no bairro das Graças, no Recife, continua até o dia 16 de maio, próxima sexta-feira. Confira:
14/05 (quarta-feira)
Palestra:Combate à desinformação: o que eu tenho a ver com isso?
Em parceria com a Assessoria de Comunicação do TRE-PE, a palestra visa sensibilizar os jovens sobre os riscos da desinformação e seu impacto no processo democrático, promovendo o pensamento crítico e a responsabilidade no consumo e compartilhamento de informações.
16/05 (sexta-feira)
Palestra:Conhecendo a urna eletrônica: a segurança do processo eleitoral e o combate à desinformação
Conduzida em conjunto com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic), a apresentação mostrará as camadas de segurança da urna eletrônica e esclarecerá mitos sobre o sistema de votação, reforçando a confiabilidade do processo eleitoral.