TRE-PE doa quase cinco toneladas de papelão a cooperativa de catadores
Material era de cabinas de votação em desuso

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) doou quase cinco toneladas (4.937 kg) de papelão à Cooperativa de Trabalho de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis (Coopagres). A ação foi coordenada pela Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS) do Tribunal e reforça o compromisso da instituição com a sustentabilidade e o apoio a cooperativas locais.
O material, que estava em desuso, era proveniente de antigas cabinas de votação. Por causa da substituição de urnas eletrônicas por modelos mais novos, houve a necessidade de troca dessas cabinas.
Em função do grande volume do material, o envio foi feito em duas etapas. Na última quarta-feira (30), foram entregues quase quatro toneladas. O restante deve ser recolhido ainda nesta semana.
De acordo com a assessora-chefe da AGS, Suênia Costa, a iniciativa reforça o compromisso do Tribunal com a redução do impacto ambiental causado pelo lixo, além de promover a inclusão e geração de renda para os catadores locais. “É uma ação que une cuidado com o meio ambiente e responsabilidade social, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), que incentiva a redução, reutilização e reciclagem de resíduos, e o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), que busca combater os efeitos das mudanças climáticas por meio de ações conscientes e sustentáveis”, destacou.
A doação faz parte de um contrato firmado entre o TRE-PE e a Coopagres, resultado do chamamento público nº 05/2024. Pelo acordo, o Tribunal destina materiais recicláveis à cooperativa conforme a demanda.