TRE-PE elege novo desembargador presidente
O mandato segue até outubro de 2026

O desembargador eleitoral Fernando Cerqueira foi eleito na tarde desta quinta-feira (13) presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A eleição aconteceu devido à renúncia apresentada pelo então presidente, desembargador Cândido Saraiva, na sessão de julgamento.
Após a comunicação da renúncia, os desembargadores realizaram uma votação direta, referendado, por aclamação, o nome de Cerqueira para o cargo. Com isso, o novo desembargador presidente estará à frente do TRE-PE durante as próximas eleições gerais, em 2026. O desembargador Cândido Saraiva passa a ocupar os cargos de vice-presidente e corregedor eleitoral até o final de seu biênio no Tribunal, em 1 de dezembro próximo.

Após a pauta de julgamento, a sessão foi dedicada às homenagens aos desembargadores Cândido Saraiva e Fernando Cerqueira. Em nome da Corte, o desembargador eleitoral Washington Amorim ressaltou que o desembargador Cândido Saraiva “trouxe para esse Tribunal a síntese perfeita entre experiência, cultura jurídica e humanismo”. Amorim enfatizou o avanço tecnológico, a valorização do servidor e o estreitamento de laços com a sociedade como sendo três dos principais legados da gestão de Saraiva. “Ao desembargador Fernando Cerqueira, nossos votos de êxito, serenidade e luz no caminho que se inicia”, apregoou.
Participaram da sessão, além de Cândido Saraiva, Fernando Cerqueira e Washington Amorim, os desembargadores eleitorais Paulo Machado, Breno Duarte e Roberta Viana.
O desembargador Fernando Cerqueira entrou no TRE Pernambuco em 2024, atuando como vice-presidente e também de corregedor eleitoral. Em sua trajetória, exerceu vários cargos de liderança desde que entrou na magistratura em 1982: foi presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), de 2020 a 2022. Conheça o currículo completo aqui

