TRE-PE faz o cadastramento de biometria das eleitoras e eleitores
O atendimento pode ser agendado no site do Tribunal

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) está coletando a biometria das eleitoras e eleitores que ainda não efetuaram o cadastramento de sua digital junto à Justiça Eleitoral. O atendimento é realizado de forma agendada, diretamente no site do Tribunal (clique aqui para agendar). A coleta biométrica é fundamental para garantir mais agilidade, segurança e transparência nas eleições, evitando fraudes e agilizando o atendimento no dia da votação, evitando a formação de filas e não havendo necessidade de conferência de documentos e confirmação na folha de votação sobre a identidade do eleitor ou eleitora.
Com a biometria coletada, a identificação da eleitora ou eleitor se dá pela digital através do leitor biométrico da urna. Como a digital é única, não haverá dúvida sobre a identificação. Além da questão eleitoral, a biometria coletada pelo TRE-PE pode ser utilizada por outras instituições públicas para a concessão de benefícios sociais e programas de renda, como no caso do INSS e do governo federal.
1º Título
Também está em andamento uma campanha nacional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), intitulada “Votar é a nossa cara”, com o objetivo de incentivar jovens de 15 a 17 anos a tirarem o primeiro título. O atendimento para o 1º título também deve ser agendado pelo site (clique aqui e agende).
A campanha visa mostrar à juventude que ela já tem o direito de votar nas próximas eleições, mesmo que, nessa idade, o voto ainda não seja obrigatório. E esse exercício é muito mais do que participar de um processo eleitoral — é assumir o poder de fazer as próprias escolhas e ajudar a escrever a história do país.
Atendimento on-line
Com a biometria coletada, as eleitoras ou os eleitores podem ter acesso a serviços como atualização dos dados cadastrais, mudança de domicílio ou emissão de certidão de forma on-line, sem a necessidade de se dirigir a uma unidade da Justiça Eleitoral.
Um dos serviços que podem ser utilizados na modalidade on-line é a de atualização do cadastro para pessoas com deficiência se autodeclararem e poderem votar em uma seção com acessibilidade.
O Tribunal recomenda verificar se o eleitor já tem sua biometria coletada pelo site, em Autoatendimento Eleitoral, depois clicar em Título Eleitoral e, por fim, consultar a situação eleitoral. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio da atendente virtual Júlia e pelo Disque Eleitor: (81) 3194 9400.

