Desembargador Cândido Saraiva participa de posse e reunião com novo presidente do STF

Ministro Fachin apresentou as prioridades de sua gestão

Ministro Fachin apresentou as prioridades de sua gestão
Presidente Cândido Saraiva ao lado de outros presidentes dos TREs no STF

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) esteve representado em Brasília pelo seu presidente, desembargador Cândido Saraiva, que participou da cerimônia de posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, e da reunião do ministro com presidentes e representantes dos tribunais de todo o país. Os eventos aconteceram na segunda-feira (29) e terça-feira (30).


No primeiro dia de sua gestão, o ministro Fachin dedicou-se ao diálogo com os gestores da Justiça brasileira, reiterando seu compromisso com a atuação conjunta para enfrentar o que classificou como uma "clivagem" entre o Poder Judiciário e a sociedade.

“Essa é uma sinalização de abertura ao diálogo franco, com o devido respeito à autonomia e à competência constitucional de cada tribunal”, afirmou o presidente do STF. “Mas é também um convite para nos auxiliar a diagnosticar o presente e encontrar caminhos para essa clivagem que muitas vezes se coloca entre o Poder Judiciário e a sociedade brasileira”.

Ministro Fachin apresentou as prioridades de sua gestãoMinistro Fachin apresentou as prioridades de sua gestão

Durante o encontro, que contou com a presença dos presidentes de tribunais superiores, estaduais, regionais federais, militares, eleitorais e trabalhistas, Fachin apresentou as prioridades de sua gestão, destacando a necessidade de adesão de todos os tribunais às seguintes iniciativas:

Sistema Eleitoral e Combate à Desinformação

O ministro Fachin homenageou o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacando a importância da Corte em "tempos ásperos para a democracia" e reiterando a confiança no sistema de votação brasileiro. Ele afirmou que a defesa do modelo eleitoral será reafirmada "quantas vezes for necessário".


O presidente do STF também enfatizou o compromisso no combate às fake news, classificando a desinformação como fator de corrupção do processo democrático. Ele expressou preocupação com a proliferação de vídeos falsificados por meio de inteligência artificial e reforçou o engajamento do Supremo nesta "empreitada dura".

Pena Justa e Racismo Zero

Fachin manifestou preocupação com a execução do plano "Pena Justa", que visa controlar a superlotação prisional, garantir a empregabilidade e a reinserção social de egressos. Segundo ele, o sucesso da iniciativa depende da adesão efetiva e ampla dos tribunais.

O ministro também anunciou medidas voltadas ao enfrentamento da desigualdade racial no Judiciário, incluindo a realização de um Mutirão Racial. A meta é reduzir em 20% oestoque de 10 mil processos sobre questões raciais pendentes de julgamento no país até novembro.


Integridade e Transparência

Outro ponto de destaque foi a criação do Observatório de Integridade e Transparência, ligado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O órgão terá como foco a prevenção, detecção e correção de condutas inadequadas, além de estimular a transparência ativa. "É indispensável que nossos dados estejam abertos, expostos à luz do sol, para que a confiança da sociedade em nossos afazeres se consolide e se fortaleça a cada dia”, disse Fachin.


Com informações do site do STF
Foto: Antonio Augusto/STF

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido