Outubro Rosa: mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama
Segundo o Inca, cerca de 17% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis

Prevenir é o maior ato de cuidado. Por isso, neste mês de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) adere à campanha Outubro Rosa, mobilização voltada ao compartilhamento de informações e de mensagens sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama, tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 17% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como a prática regular de atividade física e a manutenção do peso corporal adequado por meio de uma alimentação saudável. A amamentação também é um fator de proteção.
A detecção da doença em estágio inicial permite um tratamento menos agressivo. Por isso, é essencial que todos e todas conheçam o seu próprio corpo. Na maioria dos casos, o câncer de mama na fase inicial se manifesta por meio dos seguintes sinais e sintomas:
- Nódulo na mama em mulheres com mais de 50 anos.
- Nódulo na mama em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual.
- Nódulo na mama de consistência endurecida e fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade.
- Saída espontânea de líquidos de um dos mamilos
- Lesão da pele da mama que não responde a tratamentos tópicos.
- Aumento progressivo do tamanho da mama
- Pele da mama com aspecto de casca de laranja.
- Retração na pele da mama.
- Mudança no formato do mamilo.
- Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Em caso de qualquer alteração suspeita, é essencial procurar o serviço médico para que os sintomas sejam investigados. Previna-se, informe-se, cuide-se.
Com informações do Inca