TRE-PE conclui ciclo de audiências públicas sobre a biometria

Último encontro aconteceu em Palmeirina

TRE-PE conclui ciclo de audiências públicas sobre a biometria

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) encerrou, nesta quinta-feira (25), em Palmeirina, no Agreste, o ciclo de audiências públicas sobre o cadastramento biométrico. Desde março, quando o roteiro começou em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, o Tribunal passou por 28 cidades com altos índices de eleitores ainda sem a biometria coletada.

Ao longo desta semana, também foram realizadas audiências em Buíque, Sertânia, Parnamirim e Ouricuri, no Sertão. Em todas elas, houve presença de autoridades locais, representantes de entidades civis, estudantes e eleitores que lotaram os auditórios das Câmaras Municipais Sertânia, Parnamirim, Ouricuri e Palmeirina e da Escola Técnica Estadual Jornalista Cyl Galindo, em Buíque, para ouvir as orientações da Justiça Eleitoral.

TRE-PE conclui ciclo de audiências públicas sobre a biometria

O presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, que conduziu a audiência de encerramento em Palmeirina, destacou a importância da participação popular e do engajamento das autoridades locais no cadastramento biométrico.

“Precisamos do apoio de todos. Esses encontros mostraram o compromisso do Tribunal com o fortalecimento da democracia. A audiência também é uma oportunidade para aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade”, afirmou.

O ouvidor do Tribunal, desembargador Humberto Vasconcelos, que comandou as audiências públicas nas quatro cidades do Sertão, reforçou que a biometria é fundamental para garantir mais rapidez e confiabilidade no dia da eleição.

TRE-PE conclui ciclo de audiências públicas sobre a biometria

Já o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, responsável pela coordenação das etapas do ciclo, ressaltou o empenho das equipes da biometria que estiveram presentes em todas as cidades.

TRE-PE conclui ciclo de audiências públicas sobre a biometria

"A audiência nos passou informações que eram importantes e eu não sabia, sobre a utilização dela também para quem tem Bolsa-família e para quem é aposentado", afirmou a servidora pública Mary de Paula Viana, presente à audiência pública de Palmeirina.

Ela informou ter realizado a coleta biométrica recentemente no Posto Biométrico instalado na cidade em agosto, na Casa da Cidadania, localizada no prédio do antigo fórum do Tribunal de Justiça.
TRE-PE conclui ciclo de audiências públicas sobre a biometria
"Foi excelente porque não precisei me deslocar para outra cidade para coletar a biometria", completou.

Palmeirina não possui cartório eleitoral. Com o posto biométrico, os eleitores do município não precisam viajar para outra cidade para obter os serviços da Justiça Eleitoral de forma presencial.

Com o fim das audiências, o diretor-geral, Orson Lemos, destacou que o Tribunal cumpriu o papel de levar a mensagem da importância da coleta biométrica para a democracia e para a cidadania, e de mobilizar as autoridades locais em torno do tema.

Ele reforçou que o TRE-PE abriu posto em 10 cidades que não têm cartórios eleitorais, inclusive Palmeirina, como apoio ao eleitor na sua atualização biométrica.

O eleitor que precisa coletar a sua biometria precisa agendar o atendimento para uma unidade da Justiça Eleitoral da sua conveniência. Para agendar, clique aqui.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido