26 de setembro: Dia Nacional do Surdo
Data reforça a importância da inclusão e da acessibilidade

O Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, foi instituído pela Lei nº 11.796/2008. A escolha da data faz referência à fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), primeira escola para surdos do Brasil.
Mais do que uma celebração, a data busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade de inclusão das pessoas surdas, seja no mercado de trabalho, no convívio social, na mídia ou na formulação de políticas públicas que garantam acessibilidade e igualdade de oportunidades.
O mês de setembro também é conhecido como Setembro Azul, um período dedicado à valorização das conquistas da comunidade surda e ao debate sobre os avanços ainda necessários para ampliar a acessibilidade.
Iniciativas do TRE-PE
Nas Eleições 2022, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lançou a Central de Libras, serviço pioneiro para atender eleitores surdos e com deficiência auditiva. A iniciativa contou com intérpretes de Libras que realizaram atendimentos por chamadas de vídeo via WhatsApp, nos dias 1º e 2 de outubro, das 7h às 16h.
O objetivo foi esclarecer dúvidas dos eleitores surdos sobre local de votação, documentação necessária, funcionamento da urna eletrônica, entre outras questões. A experiência obteve bons resultados , repetida nas Eleições de 2024 e continuará sendo utilizada nas próximas eleições.
Orientações de comunicação
A fim de reduzir barreiras na comunicação e tornar o ambiente mais inclusivo, a Comissão de Acessibilidade do TRE-PE orienta:
Fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras, sem exagerar.
Use velocidade e tom de voz normais, a não ser que a pessoa peça ajustes.