TRE-PE promove ação do projeto Todo Voto Importa no Recife
Foram atendidos eleitores com deficiência intelectual e em situação de vulnerabilidade

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou, nesta segunda-feira (22), uma ação especial do projeto Todo Voto Importa, que reúne os TREs do Nordeste em iniciativas de inclusão e cidadania. A atividade, organizada pela Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA), aconteceu na Central de Atendimento ao Eleitor do Recife e marcou as comemorações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.
Ao todo, foram atendidas 23 pessoas com deficiência intelectual e em situação de vulnerabilidade social, acolhidas pela Comunidade Rodolfo Aureliano, um orfanato de pessoas com deficiência intelectuallocalizado no bairro do Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife. O trabalho permitiu a transferência dos títulos desses eleitores para um único local de votação, no bairro do Engenho do Meio, onde está localizada a instituição. A medida facilita o deslocamento e garante maior autonomia no exercício do direito ao voto.
Além das transferências de domicílio eleitoral, a equipe do TRE-PE também realizou outros serviços, como novos alistamentos, regularização de títulos e coleta da biometria. Dessa forma, os eleitores puderam atualizar sua situação cadastral e ficar aptos a participar das próximas eleições.
O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, acompanhou ação e destacou que ações de inclusão fortalecem a democracia.“A democracia só se fortalece quando todos têm condições de participar plenamente. O projeto Todo Voto Importa é uma forma de mostrar, na prática, que cada eleitor tem um papel fundamental e que ninguém deve ficar de fora desse processo”, destacou.
O projeto Todo Voto Importa nasceu de uma articulação entre os Tribunais Regionais Eleitorais do Nordeste e busca oferecer atendimento especializado para pessoas com deficiência, levando em consideração suas necessidades específicas e promovendo acessibilidade em todas as etapas do processo eleitoral.
No mesmo dia da ação no Recife, atividades similares organizadas pelos Tribunais nordestinos aconteceram em Maceió (AL), Aracaju (SE), Salvador (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Teresina (PI)