Campanha “Atualize” completa um ano com avanços no cadastramento biométrico em Pernambuco
Iniciativa vem impulsionando a coleta biométrica em municípios que estavam em situação crítica

A campanha “Atualize”, lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para impulsionar o cadastramento biométrico no estado, completa um ano neste mês de fevereiro com avanços significativos no percentual de eleitores com biometria coletada. Neste período, a parcela do eleitorado pernambucano com os dados digitais registrados subiu de 83,48% para 88,41%, superando a média nacional de 87,96%.
Os resultados foram especialmente expressivos nas 28 cidades mais críticas, onde mais da metade do eleitorado ainda não tinha o registro biométrico. Em janeiro de 2025, antes do início da campanha, o índice médio de eleitores com biometria cadastrada nesses municípios era de 28,86%, número que chegou a 68,62% em janeiro deste ano.
Do total das 28 cidades nessa situação, 27 conseguiram ultrapassar a marca dos 50% de eleitores com biometria cadastrada, e 13 delas já superaram os 70%. Um dos destaques é a cidade de Lagoa do Ouro, no Agreste, que registrou o maior aumento percentual. Por lá, a biometria saltou de 20,03% (2.331) em fevereiro de 2025 para 84,54% (10.163) em janeiro de 2026, um crescimento de 64,51 pontos percentuais.
Leia mais: Pernambuco aumenta percentual de eleitoras e eleitores com biometria
Também chama a atenção o caso de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Em termos absolutos, a cidade foi responsável pelo maior acréscimo de eleitoras e eleitores com biometria ao cadastro eleitoral. No total, 78.978 realizaram a coleta dos dados, resultando em um aumento de 185.981 (38,04%) em fevereiro de 2025 para 264.959 (53,78%) em janeiro de 2026.
Já o município de Pesqueira, no Agreste, é o único que ainda não alcançou a marca dos 50% e tem o maior déficit do estado. No entanto, a cidade, que estava com apenas 22,81% (11.852) dos eleitores com biometria coletada no início da campanha, apresentou melhora considerável e conseguiu praticamente dobrar esse número em pouco menos de um ano, encerrando o último mês de janeiro com 44,41% (22.932).
Confira abaixo a evolução do eleitorado com biometria coletada por município:

Para chegar a esses resultados, o TRE-PE adotou como estratégia principal a descentralização de serviços, promovendo mutirões e abrindo 32 novos postos em parceria com as prefeituras, câmaras municipais e entidades privadas nas cidades listadas. A primeira unidade foi aberta em fevereiro do ano passado no Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes. Além disso, a Justiça Eleitoral levou a essas localidades audiências públicas com o intuito de engajar a população e a classe política em torno do tema,tendo a primeira ocorrido em março, também em Jaboatão dos Guararapes.
Vantagens da biometria
O cadastramento biométrico (coleta de foto, assinatura e digitais) é rápido e garante mais segurança, agilidade e transparência nas eleições, além de agilizar as filas no dia da votação. Outra vantagem é que o eleitor com biometria registrada consegue resolver remotamente diversas pendências, como atualização de dados cadastrais, transferência de domicílio eleitoral, mudança de local de votação e muito mais.
Agende seu atendimento
A eleitora ou o eleitor que ainda não coletou a biometria junto à Justiça Eleitoral deve agendar um atendimento através do site do TRE-PE. Clique aqui e escolha um dia, horário e local de sua preferência. Os postos e cartórios recebem eleitoras e eleitores até o dia 6 de maio, data em que ocorrerá o fechamento do cadastro eleitoral e serão iniciados os preparativos para as Eleições Gerais de 2026.

