Presidente do TRE-PE prestigia posse da nova superintendente PF em Pernambuco
Adriana Vasconcelos é a segunda mulher a chefiar a instituição no estado

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Fernando Cerqueira, participou, na manhã desta quinta-feira (5), da cerimônia de posse da nova superintendente regional da Polícia Federal em Pernambuco, Adriana Albuquerque de Vasconcelos. O desembargador também representou o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no evento, que aconteceu no auditório do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), localizado no Cais do Apolo, Centro do Recife.

Em 81 anos de existência da Polícia Federal, Adriana Albuquerque é a segunda mulher a chefiar a instituição no estado. A primeira foi a delegada Carla Patrícia Cintra Barros da Cunha, que ocupou o cargo entre dezembro de 2019 e maio de 2021. Atualmente, das nove Superintendências Regionais do Nordeste da PF, cinco são dirigidas por mulheres.
A importância da corporação ter, pela segunda vez, uma mulher na Superintendência foi um ponto reforçado no discurso de posse da delegada, que está há 25 anos na instituição, e ressaltou que essa era uma decisão que ela tomava pela filha, sobrinhas, pelas colegas servidoras e por tantas outras que ainda virão.
Logo depois, o diretor-geral substituto da PF, William Marcel Murad, desejou boa sorte à nova superintendente e agradeceu por ela ter aceitado o desafio para assumir tão importante função.

Além do presidente do TRE-PE, estiveram presentes na cerimônia a governadora do Estado, Raquel Lyra, que já atuou como delegada da PF; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, José Paulo Cavalcanti Xavier Filho; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o desembargador federal Roberto Machado; o prefeito do Recife, João Campos; além de autoridades das polícias Federal e Estadual, do Exército e amigos e familiares da nova superintendente.

