Antes do primeiro voto, a democracia começa na escola
Projetos da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco impactaram mais de 3,5 mil jovens em 2025

Em um país onde o voto é obrigatório a partir dos 18 anos, mas a consciência política precisa ser construída bem antes disso, falar com jovens sobre democracia é investir no futuro. Em 2025, mais de 3,5 mil jovens pernambucanos tiveram contato com temas como cidadania, voto e participação política por meio de ações educativas da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE), realizadas em diferentes regiões do estado.
Ao longo de todo o ano, a EJE-PE atua aproximando estudantes do processo democrático e da Justiça Eleitoral. Os dados do Programa Eleitora e Eleitor do Futuro e das visitas mediadas ao Centro de Memória Eleitoral de Pernambuco (Cemel) ajudam a dimensionar o alcance desse trabalho, que vai além dos números e aposta na formação crítica das novas gerações.
Em 2025, o Programa Eleitora e Eleitor do Futuro esteve presente em 21 instituições de ensino, com a realização de 33 palestras em escolas das redes pública estadual, pública municipal e privada. Ao todo, 2.776 estudantes participaram das atividades ao longo do ano.
As ações chegaram a municípios da Região Metropolitana do Recife, como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Cabo de Santo Agostinho, além de cidades do Agreste (Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Cumaru, Passira e Pesqueira), da Zona da Mata (Cortês, Palmares e Vicência) e do Sertão, com atividades em Petrolina.
O contato com a história da democracia brasileira e pernambucana também fez parte dessa experiência por meio das visitas guiadas ao Centro de Memória Eleitoral de Pernambuco. No ano passado, o espaço recebeu 32 visitas mediadas, com o objetivo de apresentar a exposição permanente “Caminhos da Democracia: Uma História da Justiça Eleitoral de Pernambuco”, em exibição no casarão onde funciona a EJE-PE, no bairro das Graças, no Recife.
Do total de visitas, 26 foram realizadas com escolas, além de grupos de faculdades, novos servidores do TRE-PE e equipes de unidades administrativas do Tribunal. Quatro dessas visitas integraram o Projeto Piquenique no Museu, que reúne estudantes para um momento de convivência nos jardins do casarão após a visitação. Ao todo, 743 pessoas participaram das atividades no Cemel em 2025.
“Ao aproximar estudantes da Justiça Eleitoral, do significado do voto e da história da democracia, a Escola contribui para formar eleitores mais críticos, conscientes e comprometidos com a coletividade. Investir na educação política dos jovens é fortalecer a democracia desde a base, garantindo que as futuras gerações compreendam que participar, escolher e respeitar as regras do jogo democrático são atitudes essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e plural”, destacou a assessora-chefe da Diretoria da EJE-PE, Isabela Lessa.
As visitas ao Cemel podem ser agendadas por este formulário aqui ou pelo telefone (81) 3194-9446. Já para receber o programa Eleitora e Eleitor do Futuro na sua escola, basta enviar e-mail para eje@tre-pe.jus.br ou pelo telefone (81) 3194-9216.

