Mais de 108 mil pernambucanos tiraram o primeiro título em 2025
Estado encerrou o ano com 7.085.217 eleitores aptos a votar

A cidadã ou o cidadão que pretende participar das Eleições de 2026, mas ainda não tirou o título, tem até 6 de maio para fazer o alistamento eleitoral. Somente em 2025, 108.422 pernambucanos realizaram esse procedimento, que corresponde à emissão do primeiro título. Com isso, o estado fechou o ano com um eleitorado total de 7.085.217, segundo dados estatísticos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Do total de solicitações, a maioria ficou concentrada entre os jovens de 16 a 18 anos, que somaram 66.822, o equivalente a 61,63%. O alistamento eleitoral é obrigatório para quem tem mais de 18 anos e facultativo para as pessoas analfabetas, as maiores de 70 anos e as que têm 16 ou 17 anos de idade.
Passo a passo
Para tirar o título, o futuro eleitor ou eleitora consegue dar entrada na solicitação sem precisar sair de casa, acessando o Autoatendimento Eleitoral na internet. Na página inicial, clique em “Título Eleitoral” e depois vá em “1. Tire seu título eleitoral”. Em seguida, informe seus dados, anexe sua foto e os documentos solicitados no formulário.
Ao final, anote o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento. Com ele, será possível acompanhar pela internet o status do pedido na guia “Acompanhar Requerimento”. A Justiça Eleitoral dará um prazo de 30 dias para que o eleitor se dirija a um posto ou cartório para fazer o cadastramento biométrico (coleta de digitais, assinatura e foto).
A coleta dos dados biométricos apenas é realizada presencialmente mediante agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Clique aqui e escolha o posto de atendimento mais perto, no dia e horário de sua preferência. É preciso destacar que, caso a coleta biométrica não seja feita no prazo estabelecido, a solicitação será cancelada e o título não poderá ser emitido.
Atente-se ao prazo
Os serviços eleitorais de alistamento, revisão de dados, transferência de domicílio e regularização da situação eleitoral devem ser solicitados antes do dia 6 de maio. A partir desta data, o cadastro eleitoral será fechado para a preparação das Eleições 2026 e não será mais aceito nenhum pedido de inscrição ou revisão eleitoral, conforme estabelece a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

