O TRE-PE está comprometido com a verdade eleitoral
Entrevista do presidente do TRE-PE na Folha de Pernambuco

A edição de 13 de janeiro do jornal Folha de Pernambuco traz uma entrevista exclusiva com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Fernando Cerqueira. Confira abaixo a publicação na íntegra, ou acesse o link da edição impressa em formato Flip.
O TRE-PE está comprometido com a verdade eleitoral
ENTREVISTA Fernando Cerqueira Presidente do TRE-PE
Em entrevista exclusiva à Folha de Pernambuco, o novo presidente do TRE-PE, desembargador Fernando Cerqueira, falou sobre as ações para o pleito de 2026 e os desafios no combate às fake news e às fraudes da cota de gênero. Ele defendeu a integridade das urnas eletrônicas e o esforço do tribunal para ampliar o cadastramento da biometria
ELEIÇÕES 2026
“Nós vamos ter um trabalho grande com as eleições de 2026. O TRE-PE tem seguido as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um dos pontos mais importantes que tem chamado a atenção, e tem sido objeto de vários debates e treinamentos do TSE, é o combate às fake news. O combate à desinformação na campanha eleitoral e contra o sistema eleitoral, com o uso da inteligência artificial, será imprescindível. Já temos casos, inclusive, de cassação de mandatos por abuso dos meios de comunicação em razão de desinformação, o que consolida a atuação do TRE-PE. Uma eleição tem que ser igual para todos, com oportunidades iguais e com respeito, não apenas às normas eleitorais, como também às autoridades eleitorais que estão conduzindo o processo. Um outro ponto importante é o combate à fraude da cota de gênero e a violência política de gênero. Estamos aperfeiçoando os métodos de controle para a próxima eleição.”
IA
“Todos os tribunais eleitorais estão interligados e nós somos coordenados pelo TSE, em Brasília. Existe uma hierarquia, existe um elo entre todos, e nós estamos acompanhando o que acontece no Brasil. Em março, inclusive, vamos ter um encontro em Pernambuco de todos os presidentes de tribunais eleitorais do Brasil com o TSE para discutir essas questões. Hoje a inteligência artificial generativa é uma das grandes preocupações. Temos que estar preparados para enfrentar tudo o que ocorrer durante o processo eleitoral, especialmente, essas tentativas de burlar ou de causar desinformação. O Tribunal Eleitoral está comprometido com a verdade eleitoral. É uma luta da verdade contra a mentira e a verdade tem que prevalecer. Agora, compreendemos que a inteligência artificial generativa é uma coisa muito boa para a humanidade, mas também pode ser usada de forma muito maliciosa.”
URNA ELETRÔNICA
“O sistema eleitoral é muito seguro e permite uma série de testes públicos. Eu sempre digo o seguinte: quem contesta esses testes, a veracidade ou a lisura das urnas é quem está prevendo que vai ter uma derrota. A boa fé deve prevalecer em tudo. Fazemos questão de demonstrar a nossa transparência. E, por isso, que nós chamamos toda a sociedade e as entidades da mais alta importância para acompanharem o teste das urnas. Fazemos vários testes, inclusive com hackers, para que a gente possa aprender com eles. Nós temos também um sistema que é fechado, único. E isso nos dá uma segurança de que o nosso processo realmente transcorre com a maior credibilidade possível.”
COTA DE GÊNERO
“A cota de gênero é basicamente a questão mais julgada por esse tribunal. Em todas as sessões temos julgamentos e eu posso dizer, com relativa segurança, que 40% dos processos que são julgados hoje são relativos à cota de gênero. O que acontece muitas vezes é que os partidos políticos que recebem aquelas verbas eleitorais têm que cumprir a cota eleitoral de 30%. A lei estabelece uma cota de gênero. E os partidos muitas vezes buscam as mulheres para preencher a cota e não fazem campanha política. O grande problema está aí. Quando a mulher realmente participa do processo eleitoral, fazendo campanha eleitoral, está caracterizado de que ela é uma verdadeira candidata.”
VIOLÊNCIA
“Isso é um tema muito sensível porque a violência de gênero pode ser de todas as formas. Não é somente agressões físicas, podem ser agressões psicológicas. Só quem pode dizer é quem está sofrendo.Esse tipo de violência é uma coisa que deve ser combatida, mas precisa que seja denunciada e provada com provas relativamente aceitáveis. Não basta uma simples acusação.”
BIOMETRIA
“Não vamos apenas manter (os mutirões de cadastramento de eleitores), mas intensificar. Temos uma preocupação grande com os municípios de Pesqueira e de Jaboatão dos Guararapes, por exemplo. Há uma maior preocupação nossa com os que ainda não estão com a biometria. Uma das prioridades é aumentar o número desses eleitores com biometria. Dos sete milhões e setenta e sete mil eleitores e eleitoras registrados em Pernambuco, 890 mil aproximadamente (o que significa 12,58% do eleitorado) ainda não coletaram a biometria. O TRE-PE tem realizado desde o início do ano (2025) uma série de ações, especialmente em 28 municípios que iniciaram o ano com mais de 50% dos seus eleitorados sem biometria coletada. Em Pesqueira, 68,8% do eleitorado, ou 34.790 eleitores, estão sem cadastro biométrico. Jaboatão dos Guararapes é o município com a maior quantidade de eleitores sem as digitais coletadas. Dos seus 488 mil eleitores, 240 mil ainda precisam fazer biometria. O tribunal tem intensificado todas essas ações para que a gente possa coletar essas biometrias e chegar, pelo menos em maio de 2026 (quando fecha o cadastramento eleitoral), com 10% de déficit.”
APELO
“Eu quero fazer um apelo para quem vai tirar o primeiro título, coletar a biometria ou regularizar a sua situação eleitoral para não deixar para a última hora. A procura às unidades da justiça eleitoral aumenta bastante quando o fechamento se aproxima e temos uma capacidade de atendimento limitada. Temos condições de atender 11.000 pessoas diariamente, mas temos realizados entre 3,5 mil a 4 mil atendimentos diários. Há condições de atender mais diariamente e precisamos fazer isso antes de maio porque quando chega no final é que aumenta o trabalho e muitas vezes a gente fica congestionado.”
RECONHECIMENTO
“Nós estamos muito felizes porque nós recebemos do Conselho Nacional de Justiça o Prêmio Diamante de Excelência de Qualidade do nosso tribunal. O nosso tribunal está de parabéns pelo corpo de servidores, pelos seus juízes, por todos que fazem o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, pelo reconhecimento. O Tribunal atendeu todos os requisitos de excelência e recebeu o prêmio Diamante.”

