Presidente em exercício do TRE-PE prestigia posse do novo presidente e da mesa diretora do TCE-PE
Cerimônia solene aconteceu nesta quinta-feira (15), no Recife Expo Center

Com informações do TCE-PE
O desembargador eleitoral Paulo Augusto de Freitas Oliveira, presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), prestigiou, nesta quinta-feira (15), a cerimônia de posse do novo presidente e da mesa diretora do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). O evento foi realizado no Recife Expo Center, no bairro de São José, e reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de Tribunais de Contas de todo o país, servidores, familiares e convidados.
Eleito por aclamação em dezembro de 2025, o conselheiro Carlos Neves assumiu a Presidência do TCE-PE para o biênio 2026–2027. Em seu discurso, destacou o diálogo como uma das prioridades de sua gestão. “Nossa marca será o diálogo. Mas não o diálogo da complacência, e sim o da efetividade institucional. O Direito Administrativo moderno vive uma transição irreversível: saímos de um controle punitivista e tardio e avançamos para a era do consensualismo”, afirmou.
Esta é a primeira vez que Carlos Neves ocupa a Presidência do Tribunal de Contas, tornando-se o 20º presidente da instituição. Ele ingressou no TCE-PE em 2019 e já exerceu as funções de ouvidor (2022–2023) e vice-presidente (2024–2025).
Na mesma solenidade, também tomaram posse os conselheiros Marcos Loreto, como vice-presidente; Dirceu Rodolfo, como corregedor; Eduardo Porto, como diretor da Escola de Contas; e Rodrigo Novaes, como ouvidor.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o prefeito do Recife, João Campos; o deputado Rodrigo Farias, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco; e o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto, entre outros.
O evento foi marcado ainda por apresentações musicais, incluindo a execução dos hinos do Brasil e de Pernambuco pelo acordeonista pernambucano Beto Hortis, além de canções interpretadas pelos artistas Martins e Larissa Lisboa.

