Quitação militar pode ser exigida para emissão do 1º título
Quitação militar pode ser exigida para emissão do 1º título

Até o dia 6 de maio será possível se inscrever ou solicitar quaisquer alterações no cadastro eleitoral. Para fazer o alistamento eleitoral, é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto e um comprovante de residência recente (emitido há, no máximo, um ano).
Porém, para os homens que completam 19 anos no ano em que forem requerer o primeiro título, mais um documento é exigido: o certificado de quitação do serviço militar. Se por algum motivo, o documento foi extraviado ou não está disponível, o jovem deve se dirigir à Junta Militar mais próxima.
Em 2026, os brasileiros voltam às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro, e o segundo turno, se necessário, para 25 de outubro. O voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e idosos com mais de 70 anos. Já para quem tem entre 18 e 70 anos, o voto é obrigatório.
Para tirar o título, o futuro eleitor ou eleitora pode dar entrada na solicitação através do Autoatendimento Eleitoral na internet. Mas é preciso ficar atento: a Justiça Eleitoral dará um prazo de 30 dias para que o eleitor se dirija ao posto ou cartório mais próximo e faça o cadastramento biométrico (coleta de digitais, assinatura e foto). Só assim o título será emitido.
A coleta biométrica deve ser realizada mediante agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Acesse aqui e escolha um dia e horário.

