TRE-PE realiza reunião pública para discutir metas do Judiciário
Evento aconteceu em Triunfo, junto com o encontro preparatório das Eleições 2026

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoveu, na sexta-feira (13/3), uma reunião pública para discutir as metas do Poder Judiciário. O evento aconteceu junto com a reunião preparatória das Eleições 2026 realizada em Triunfo (Sertão).
O encontro foi conduzido pelo secretário judiciário do tribunal, Cícero Barreto, e reuniu magistrados e chefes de cartório eleitoral de 14 zonas eleitorais da região, que participaram da agenda institucional no Sertão do estado.
A iniciativa faz parte do processo de gestão participativa adotado pela Justiça Eleitoral para a construção das metas nacionais do Judiciário. A proposta é ouvir magistrados, servidores e a sociedade para definir objetivos mais próximos da realidade de trabalho da instituição.
Durante a apresentação, foram explicados os principais pontos do processo de elaboração das metas que irão orientar a atuação da Justiça Eleitoral nos próximos anos. A metodologia busca estimular a participação dos integrantes da instituição e ampliar o debate sobre resultados e qualidade do serviço prestado à população.

Também foi destacada a relação entre a definição das metas e os critérios do Prêmio CNJ de Qualidade, regulamentado pela Portaria nº 471/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A premiação avalia o desempenho dos tribunais brasileiros em áreas como governança, produtividade, transparência e inovação.
Segundo Cícero Barreto, a construção participativa das metas fortalece a gestão do Judiciário e contribui para o aprimoramento das atividades da Justiça Eleitoral. “A ideia é ouvir quem vive o dia a dia da instituição para definir metas realistas e que representem o desempenho efetivo da Justiça Eleitoral”, destacou.
A reunião aconteceu em paralelo à programação do encontro preparatório para as Eleições 2026, que reuniu juízes eleitorais e chefes de cartório de diversas zonas eleitorais do interior do estado para discutir planejamento, desafios e estratégias de atuação da Justiça Eleitoral no próximo ciclo eleitoral.

