Página interna do portal

Presidente do TRE-PE considera as Eleições 2026 no estado tranquilas e exitosas

Balanço final mostra que apenas mais de 0,58% das urnas apresentaram falhas ou defeitos

TRE-PE - Quarto balanço eleitoral das eleições de Pernambuco 2026

A votação do primeiro turno das Eleições 2026 no estado foi encerrada às 17h deste domingo (4), logo após o final da sessão solene permanente iniciada às 8h desta manhã, em observância à Lei eleitoral, sob o comando do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Fernando Cerqueira, acompanhado dos demais desembargadores da Corte. Para marcar a conclusão da votação, o presidente realizou um pronunciamento, agradecendo a à imprensa, aos colaboradores envolvidos no processo eleitoral, aos servidores do TRE-PE, e a toda Força Policial que auxiliou na segurança do pleito, que considerou muito tranquilo e exitoso.

“Quero agradecer às forças policiais que trabalharam conosco neste processo eleitoral, à polícia militar, ao corpo de bombeiros, à polícia civil e à polícia federal: “Não tivemos nenhuma ocorrência grave. A maior parte dos casos já são esperados em disputadas eleitorais acirradas”.

O presidente destacou ainda o alto índice de judicialização destas eleições: “enquanto em 2022 tivemos 306 processos, este ano foram 679 processos”, todos julgados em tempo hábil e adequado.

Seu voto Importa

O projeto Seu Voto Importa, que disponibilizou transporte gratuito, em veículos adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, cresceu de 175 pessoas atendidas nas eleições de 2024 para 346 nas Eleições de 2026.

Seu Voto Importa foi instituído nacionalmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as Eleições 2026 e teve como inspiração o projeto Eleições Acessíveis, criado pelo TRE-PE em 2020. O projeto oferece transporte gratuito a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, para facilitar o deslocamento até os locais de votação, levando o eleitor pessoa com deficiência de casa à seção eleitoral, retornando depois para casa, em veículos adaptados e com equipe especializada.

Em 2026 o projeto atingiu 18 municípios de Pernambuco.

Evolução na conservação e manutenção das urnas eletrônicas

Durante o 4º balanço que marcou o encerramento das eleições, o TRE-PE divulgou que ao longo deste domingo, promoveu a substituição de apenas 123 urnas. Em relação ao ano de 2024 houve uma redução de cerca de 60% do quantitativo. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal, George Maciel, nas últimas eleições, 298 urnas precisaram ser trocadas. “Isto mostra o trabalho que a gente tem feito para conservação do patrimônio público pernambucano, que é hoje de 23.979 urnas.” Este ano as substituições não chegaram a 0,58% do total do que foi estimado.

Confira abaixo a lista com os municípios onde as 123 urnas precisaram ser substituídas durante todo o dia das eleições deste domingo (4)

Município

Quantidade de Ocorrências

ABREU E LIMA

1

AGRESTINA

2

ÁGUAS BELAS

1

ARAÇOIABA

1

ALTINHO

2

ANGELIM

1

ARCOVERDE

1

BARRA DE GUABIRABA

1

BARREIROS

1

BELÉM DO SÃO FRANCISCO

1

BELO JARDIM

3

BETÂNIA

1

BEZERROS

1

BOM CONSELHO

1

BOM JARDIM

1

BONITO

1

BREJÃO

1

BREJO DA MADRE DE DEUS

1

CABO DE SANTO AGOSTINHO

4

CAETÉS

1

CANHOTINHO

4

CARPINA

2

CARUARU

6

CASINHAS

1

CATENDE

3

CORRENTES

2

ESCADA

1

GAMELEIRA

1

GARANHUNS

6

GLÓRIA DO GOITÁ

1

GRAVATÁ

2

IGARASSU

2

IGUARACY

2

IPOJUCA

2

JABOATÃO DOS GUARARAPES

3

LAGOA DO OURO

1

LAJEDO

1

LIMOEIRO

3

MOREILÂNDIA

1

MORENO

2

OLINDA

5

PALMARES

1

PANELAS

1

PASSIRA

2

PAULISTA

3

PETROLINA

3

POMBOS

1

PRIMAVERA

1

RECIFE

9

RIBEIRÃO

1

RIO FORMOSO

1

SANTA MARIA DO CAMBUCÁ

1

SÃO BENTO DO UNA

3

SÃO CAITANO

1

SÃO JOSÉ DO EGITO

1

SÃO LOURENÇO DA MATA

3

SIRINHAÉM

1

TAMANDARÉ

1

TIMBAÚBA

2

TORITAMA

2

TRACUNHAÉM

1

VICÊNCIA

3

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

1

Atendimentos ao eleitor durante todo dia 04 de outubro 2026

O TRE-PE atendeu até as 17 h deste domingo (4), através dos seus canais oficiais, mais de 9 mil ligações por voz, recebidas pelos servidores do Tribunal, por meio disque eleitor, e mais de 22.300 contatos feitos pelos robôs, através dos canais digitais: Site Fale Conosco do TRE-PE; Telegram/Julia e WhatsApp/Julia.