Deficiência física na pandemia

Uma pessoa com deficiência normalmente enfrenta diversos desafios e nesse novo cenário de Pandemia a situação é ainda mais desafiadora.

Imagem da matéria pandemia e deficiência do TRE-PE

Como já é do conhecimento de todos, senão da grande maioria, nossa cidade ainda está muito aquém quando o assunto é acessibilidade.

Há barreiras por todos os lados, inclusive nas próprias casas dos deficientes, quando não há condição financeira para as adequadas adaptações.

Se você parar um pouco e imaginar nossas calçadas, ônibus, estabelecimentos públicos e privados, todos precisam se adequar e eliminar toda e qualquer barreira - Física e atitudinal, para que o deficiente físico sinta de fato uma pessoa digna de exercer plenamente seus direitos. Essa Pandemia que chegou de uma forma repentina e avassaladora vem deixando um rastro de mortes, medos, ansiedade, pânico, depressão. Você consegue imaginar os desafios de um deficiente físico em meio a tudo isso?
Com as medidas de precaução da Organização Mundial de Saúde, o dia a dia foi bastante modificado, se enquadram como alto risco de contaminação, porém a empatia não vem sendo colocada em prática nos relatos que recebemos. Não bastasse as barreiras já mencionadas, esse “novo momento” vem gerando imenso transtornos também de origem emocional. Essa realidade gera indignações e frustrações nas pessoas com deficiência física, consequentemente dificultando o convívio na sociedade. A higienização das cadeiras de rodas são um processo demorado, além de não poderem ser assistidos, pela exigência da distância social adequada, e assim evitar o contágio. Precisam evitar tocar em superfícies que possam estar contaminadas.
Percebendo todo o processo de estresse, angústia, medo e principalmente ansiedade, a Professora e Coach Liliana Martins adaptou as aulas de dança que antes eram presenciais em online, visando minimizar os efeitos do estresse.  “A dança causa sensações positivas, emoções e aplicando com: Aquecimentos, alongamentos, movimentos coreográficos simples, músicas de registros de outros momentos antes pandemia. Resgatou largos sorrisos das crianças, das mães e de todos os participantes.
 
Hoje percebe nos alunos - euforia, leveza e autoestima. “Relembraram suas habilidades e a sensação de sentir-se útil, mesmo em momentos de isolamento, ou seja, é o perceber apesar da nova situação que eles podem continuar vivendo bem e feliz, sinto-me imensamente grata em contribuir através da dança com o equilíbrio emocional de meus alunos.” Diz a Professora.
Para mais informações sobre a Cia Cadências e as aulas online: 
Liliana Martins - Coach, Professora, Coreógrafa - Diretora da Cia Cadências - dança em cadeira de rodas 
@lilianamartinsa @ciacadencias no instagram.
Depoimentos de: Thiago Saúde, Lene Silva, Patrícia Mary, Nina Sousa, Maria Silva, Márcia Cristina e todas as informações colhidas por Liliana Martins.
Texto com a colaboração de Natália Freire de Aguiar.
ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido