Dia 08 de Abril: Dia Nacional do Sistema Braile

Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) junta-se ao esforço coletivo de conscientização da data

TRE-PE - Dia Nacional do Sistema Braile

O Dia 08 de Abril é oficialmente reconhecido como Dia Nacional do Sistema Braile em homenagem ao aniversário de José Álvaro de Azevedo, Patrono da Educação Para Cegos no Brasil. José de Azevedo nasceu cego, no dia 8 de abril de 1834, e aos 10 anos de idade foi enviado para estudar no Instituto Real dos Jovens Cegos, em Paris. Lá aprendeu a recém-criada técnica de Braille. Ao voltar ao Brasil, ensinou e espalhou o novo sistema de educação pelo País.

A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das políticas públicas para inclusão das pessoas cegas no sistema educacional do Brasil. Além disso, a comemoração também visa a reflexão sobre a empregabilidade de mecanismos que favoreçam o desenvolvimento intelectual, profissional e social das pessoas cegas ou com pouca visão.

A lei nº 12.266/2010 prevê que entidades públicas ou privadas reservem o dia 8 de abril para celebrar a história e obra de Louis Braille - o criador do sistema de leitura e escrita tátil, com ações que simbolicamente representem e disseminem a importância desse recurso para a educação, habilitação, reabilitação e profissionalização da pessoa com deficiência visual. Além disso, a lei incentiva a capacitação profissional de pessoas para trabalharem diretamente com o deficiente visual e com as publicações em braile.

O que é o Sistema Braile?

O Sistema Braille é uma obra que recebe o nome de seu criador, o francês Louis Braille. Sua versão mais conhecida data de 1837. Caracteriza-se por códigos em alto relevo que representam todas as letras do alfabeto, além de números, símbolos aritméticos e pontuações. O sistema é composto por seis pontos, divididos em duas colunas de três pontos, formando no total 63 combinações diferentes.

O Brasil foi o primeiro país da América Latina a adotar oficialmente o método, com a inauguração do Instituto Imperial dos Meninos Cegos, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1854. Foi nessa escola, na década de 1870, que teve início a produção de livros em Braille no país. As obras, entretanto, eram destinadas apenas aos estudantes do colégio. Hoje a entidade se chama Instituto Benjamim Constant.

O impacto da escrita e leitura para as pessoas cegas em todo o mundo alcança a maioria das áreas de conhecimento (idiomas, ciências exatas e naturais, música, informática), acompanhando a história das sociedades e seu desenvolvimento global e dinâmico.

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido