Em solenidade da Medalha Frei Caneca, presidente do TRE reforça importância da Justiça Eleitoral

Desembargador Carlos Moraes proferiu forte discurso em defesa da democracia, da Justiça Eleitoral e da institucionalidade

TRE-PE - Entrega da Medalha Frei Caneca

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Carlos Moraes, aproveitou a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca para proferir um contundente discurso em defesa da Justiça Eleitoral.

"Como se sabe, não existe democracia sem eleições livres e diretas. E a realização das eleições livres e diretas no Brasil, com respeito ao resultado divulgado pela Justiça Eleitoral, passa pela credibilidade e segurança dos votos colhidos nas urnas eletrônicas, pois o nosso sistema eleitoral é integro, seguro e rápido. Isso não é fake news, é verdadeiro!", disse o presidente.

Em outro trecho, ele reiterou a importância e o caráter independente da Justiça Eleitoral e sua capacidade de realizar eleições limpas e seguras. 

"A Justiça Eleitoral, na realidade, por ser um órgão independente e constituída, faço questão de dizer, de honrados magistrados e servidores, realiza esse trabalho unicamente para efetivar o princípio maior da nossa Constituição que é: a soberania popular, pois é melhor, de forma incomparável e insubstituível, conviver com a democracia e as instituições funcionando, mesmo com as suas divergências, ao invés de coabitar com um regime de exceção, sem respeito a liberdade, aos direitos e as garantias fundamentais inerentes ao ser humano", discursou o desembargador, sendo muito aplaudido.

A íntegra do discurso do presidente pode ser lida no link https://www.tre-pe.jus.br/o-tre/conheca-o-tre-pe/discursos-dos-desembargadores-do-tre-pe

SOLENIDADE

Antes de proferir seu discurso, o presidente comandou a solenidade da entrega da Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, em 1º de setembro passado.

Principal comenda concedida pelo TRE de Pernambuco, a Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca homenageia pessoas e instituições que de alguma maneira contribuíram com a Justiça Eleitoral do Estado.

Ao todo, foram 51 agraciados nas Classes Ouro, Prata, Bronze e Comendador. Os nomes foram escolhidos pelo Conselho das Medalhas do TRE e, posteriormente, aprovados pela Corte Eleitoral.

Clique em https://www.tre-pe.jus.br/imprensa/arquivos/tre-pe-resolucao-do-tre-pe-no-393-2021-medalha-frei-caneca e veja os homenageados.

A solenidade aconteceu de forma híbrida. Parte através de videoconferência e parte presencial, na Sala de Sessões do TRE, respeitando todo protocolo sanitário contra a covid-19. Dezenas de autoridades estiveram presentes.

Clique aqui e veja a transmissão do evento. https://www.youtube.com/watch?v=XcGWlS-qT6U.

 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido