Presidente do TRE-PE participou do 61º Congresso de Presidentes em Belo Horizonte

O Presidente do TRE-PE, Desembargador José Fernandes de Lemos esteve presente, nesta sexta-feira (8) em Belo Horizonte, no 61º Encontro do Colégio de Presidentes, onde estiveram reunidos os Chefes das Cortes Eleitorais de todo o país.
Na abertura, a Ministra Cármen Lúcia fez um balanço de sua gestão à frente do TSE, que se encerrará no dia 19 de novembro. Entre os vários temas tratados no Encontro, os presidentes de TREs se posicionaram contrários à proposta de Emenda Constitucional 31, que sugere alterações na composição das Cortes Eleitorais.
Em seu pronunciamento, a Ministra Cármen Lúcia informou que já deixou adiantados vários procedimentos de contratação para as eleições 2014 e que o processo judicial eletrônico, no âmbito da Justiça Eleitoral, também avançou em sua gestão, inclusive com a realização de testes no sistema. A Presidente do TSE também ressaltou os avanços da biometria no País, considerado um “projeto de Estado”: em 2014, cerca de 22 milhões de brasileiros serão identificados na eleição pelo sistema biométrico, que já estará adotado na sua integralidade em 10 capitais e quatro unidades da Federação.
No turno da tarde, os presidentes de TREs discutiram, entre outros temas, os problemas referentes à Proposta de Emenda Constitucional 31, que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal.
O Encontro foi presidido pelo Desembargador Flávio Pascareli, presidente do Colégio de Presidentes e do TRE do Amazonas. O desembargador Antônio Carlos Cruvinel, presidente do TRE-MG e vice-presidente do Colégio, atuou como secretário do evento.
Abaixo, a íntegra da Carta final do Encontro:
CARTA DE BELO HORIZONTE
O COLÉGIO DE PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS REGIONAIS ELEITORAIS, em seu 61º Encontro, abrilhantado com a palestra da Excelentíssima Senhora Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, reuniu-se em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 08 de novembro de 2013, e, após deliberar sobre os temas constantes de pauta concluiu nos seguintes termos:
Parabenizar a Ministra Cármen Lúcia pela profícua gestão à frente do Tribunal Superior Eleitoral, pautada pelo diálogo com os Tribunais Regionais Eleitorais e pelo sucesso na condução do pleito de 2012 e na preparação das eleições de 2014;
Posicionar-se contrário à Proposta de Emenda Constitucional nº 31, que sugere alterações na composição das Cortes Eleitorais, pois a atual estrutura da Justiça Eleitoral vem garantindo a excelência na prestação jurisdicional da Instituição;
Reconhecer a implantação da biometria no País como um importante projeto de Estado, para o qual a Justiça Eleitoral vem contribuindo decisivamente;
Reafirmar a expressiva e permanente vontade na realização de esforços comuns para o aperfeiçoamento dos trabalhos da Justiça Eleitoral e para o aprimoramento da democracia no País.