EJE do TRE-PE inaugura a 3ª edição da exposição Pioneiras
Este ano, 90 mulheres negras que ocupam ou ocuparam espaços de liderança são homenageadas

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), inaugurou, nesta sexta-feira (23), a exposição Pioneiras: Faces Negras, que, em sua terceira edição, homenageia mulheres negras protagonistas em suas áreas de atuação. A exposição faz parte de uma série de eventos voltados à reflexão sobre a presença e o protagonismo feminino, em especial de mulheres negras, nos espaços de poder e liderança.
A mostra fotográfica, que foi lançada durante o 4º Ciclo de Estudos - Mulheres e Política, está em exposição no hall do edifício-sede do Tribunal.
Na exposição, a EJE destaca a importância de mulheres negras em espaços de liderança, como Dona Santa — yalorixá, presidente e rainha do Maracatu Nação Elefante —, considerada a matriarca dos maracatus e dos terreiros do Recife. Ao todo, 90 mulheres são homenageadas na mostra, entre elas figuras já falecidas, como a artesã ceramista pernambucana, Ana das Carrancas, e a compositora pernambucana, Joana Batista Ramos, coautora da "Marcha Número Um do Vassourinhas". Várias outras homenageadas estiveram presentes na abertura do evento.
Reconhecimento
Homenageada na exposição Pioneiras, a parteira Dona Prazeres, que há mais de 60 anos atua no ofício e já realizou mais de cinco mil partos, compartilhou uma mensagem de serenidade, destacando a importância de viver em paz com a espiritualidade, com o próximo e com a própria consciência. Reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2017, ela contou ter se surpreendido com a sua fotografia na exposição. “Essa homenagem é uma coisa muito bonita, foi uma surpresa que aumentou a minha autoestima”, revelou.
A advogada Genoveva Maloney Theodoro, que atua na área jurídica desde 1994, afirmou que ser homenageada representa um reconhecimento significativo por parte da classe profissional, especialmente para aqueles que, como ela, dedicam a vida à advocacia. Ela, que iniciou sua carreira aos 55 anos, hoje, aos 86, expressou gratidão por receber, pela primeira vez, essa homenagem em Pernambuco, onde reside há duas décadas.
Protagonismo feminino
O evento dá sequência a duas edições anteriores que registraram a trajetória de mulheres responsáveis por abrir caminhos nos espaços de liderança e tomada de decisão em instituições de Pernambuco. As homenageadas ocupam ou ocuparam posições de destaque nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com uma seção especial dedicada ao TRE-PE, e também se destacam em áreas como educação, esportes, jornalismo e cultura.
Para o coordenador da EJE do TRE Pernambuco, Eduardo Japiassú, a realização da exposição tem uma relevância que ultrapassa os limites da própria Escola e do Tribunal, alcançando toda a sociedade.“Esse é o quarto ciclo de estudos mulheres e políticas e é uma preocupação nossa, da Escola, estar sempre buscando tratar sobre o tema da inclusão e da participação feminina, destacando a importância de ter esse olhar para a mulher na sociedade. E esse ano o recorte ‘faces negras’ só enlarguesse essa preocupação, a qual a sociedade tem que estar atenta. O racismo é uma realidade ainda em 2025 que não deveria estar acontecendo, mas que ainda presenciamos. Então esse evento é importante para promover essa reflexão”, concluiu Japiassú.
Ele reforçou a importância de eventos como esse para estimular a reflexão e incentivar a sociedade a reconhecer que há, sim, espaço para a mulher negra e que sua participação é não apenas possível, mas necessária.
A exposição integrou os eventos alusivos ao “Dia da Memória do Poder Judiciário”, comemorado em 10 de maio, conforme a Resolução CNJ nº 316/2020, e também fez parte da campanha de enfrentamento ao racismo no contexto do 13 de maio — Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo.
A mostra é aberta ao público, com entrada gratuita, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, até o dia 6 de junho. Após esse período, a exposição seguirá em itinerância para o município de Gravatá (Agreste), onde acontecerá o 56º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil.