TRE-PE realiza preparação de urnas em todo o Estado

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco está realizando a preparação das urnas eletrônicas para as Eleições 2014. O processo consiste na inserção dos dados de zona, município, seção, eleitores, candidatos, com suas fotos, partidos e coligações nas urnas eletrônicas, e já contemplou os polos de Caruaru (20/9); Garanhuns (22/9); Recife, nesta quinta-feira (25/9); Petrolina e Ouricuri nesta sexta-feira (26).
Durante o processo, as urnas recebem os sistemas oficiais e todas as informações necessárias para a votação, bem como são novamente testadas, lacradas, identificadas e auditadas. Ao final da atividade, as urnas permanecem armazenadas até serem transportadas aos locais de votação.
A cerimônia de preparação na capital pernambucana envolve 140 pessoas no Polo 1 e 3.5 mil urnas. Só no primeiro dia de preparação no Recife, cerca de 1 mil urnas foram adaptadas. Além disso, as zonas de São Lourenço da Mata, Camaragibe, Recife Polo 3 e Olinda Polo 3 estão preparando-se simultaneamente. São mais de 200 juízes envolvidos no pleito de 2014 em Pernambuco, onde os eleitores biométricos chegam a aproximadamente 2 milhões e 400mil.
Estiveram presentes nas solenidades, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Desembargador Fausto Campos; o Corregedor, Desembargador Alfredo Hermes; o Diretor Geral, Robson Costa Rodrigues; o Secretário de Orçamento e Finanças, Dário Maciel; a Secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação, Márcia Melo; o Assessor da Corregedoria, Orson Lemos, além de outros Secretários do TRE-PE, Chefes de Cartórios e autoridades locais.
A próxima cidade a iniciar o processo de preparação de urnas, de acordo com o cronograma da Justiça Eleitoral, é o polo de Salgueiro, no sábado (27). As cerimônias são conduzidas pelo juiz eleitoral de cada cartório, e estarão acontecendo até o dia 30/09 nos 18 polos de armazenamento espalhados por todo o Estado de Pernambuco. Partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público são convocados e podem fiscalizar a execução de todo o processo.