Atenção eleitor: acaba hoje o prazo para justificar ausência no primeiro turno
A falta não justificada no dia da eleição é irregularidade punível com multa

Acaba hoje, 6 de dezembro o prazo para que os eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2018, regularizem sua situação eleitoral. A data está prevista no Calendário Eleitoral (Resolução TSE nº 23.555/2017). A obrigatoriedade do voto para cidadãos brasileiros a partir de 18 e menores de 70 anos de idade está prevista na Constituição Federal de 1988.
A falta não justificada no dia da eleição é irregularidade punível com multa e a comprovação da quitação com as obrigações eleitorais é necessária para, por exemplo, tomar posse em cargo público, fazer matrículas em instituições de ensino superior e, no caso de servidor público, receber o salário. Além disso, após três faltas consecutivas, sem justificativa ou pagamento de multa, a ausência do eleitor às urnas acarreta o cancelamento de seu título eleitoral.
A justificativa pode ser feita de duas maneiras. A primeira é presencialmente em qualquer cartório eleitoral ou postos de atendimento, através do preenchimento de formulário a ser obtido no local da justificativa ou no site do TSE. A justificativa também pode ser feita pela internet, por meio do Sistema Justifica, disponível na página do TSE.
Para saber detalhadamente como justificar seu voto é só entrar aqui.