TRE-PE começa a preparar as urnas do Recife

Cerca de 130 pessoas já estão preparando 5.210 urnas que serão usadas em 17 Zonas Eleitorais (ZEs) do Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata

Imagem do QG das urnas em Pernambuco.TRE-PE começa a preparar as urnas do Recife

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou, na manhã desta terça-feira (25/09), o processo de Carga e Lacre das Urnas no Recife, cidade com maior número de eleitores em Pernambuco.

Com acesso livre a todos, a cerimônia pública foi aberta pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, no Local de Armazenamento de Urnas do Recife, na Iputinga. Ao lado do desembargador Stênio Neiva, ele cumprimentou servidores e terceirizados, destacou a transparência de todo processo e desejou boa sorte.

"Estamos diante de uma operação segura e transparente. O eleitor pode ter a certeza de que todos os procedimentos da Justiça Eleitoral são para garantir uma eleição equilibrada e justa. Nosso compromisso é com o fortalecimento da democracia", disse o desembargador.

Pernambuco tem 6.570.072 eleitores. Destes, 1.115.816 votam no Recife. Até o dia 2 de outubro, cerca de 23 mil urnas das 122 Zonas Eleitorais do estado passarão pelo processo de preparação. Cada seção conta com uma urna e o TRE mantém equipamentos de reserva para substituição em caso de algum problema de ordem técnica. O primeiro turno das Eleições acontece em 7 de outubro próximo.

Por meio da operação de Carga e Lacre, que começou na última segunda feira (24/09) em Zonas Eleitorais de Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Palmares e Caruaru, os técnicos inserem, urna por urna, todas as informações necessárias à realização do pleito: os programas de votação, a relação de eleitores da respectiva seção eleitoral, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição, inclusive os que têm registros indeferidos e aguardam julgamento de recursos.

Depois de inseridas todas essas informações, as urnas eletrônicas são lacradas e estão prontas para serem utilizadas nas Eleições – a máquina lacrada só realiza operações em dia e horário predeterminados.

Também conhecido com QG das Urnas, o Local de Armazenamento de Urnas do Recife tem uma área de 5 mil metros quadrados (m²). O galpão de armazenamento conta com 2.500 m².

Neste ambiente, cerca de 130 pessoas vão preparar 5.210 urnas que serão usadas em 17 Zonas Eleitorais (ZEs) do Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

Nesta terça-feira, o processo começou pelas 5ª, 6ª e 150ª ZEs. Além dos desembargadores Agenor Ferreira Lima Filho e Stênio Neiva, estiveram presentes os juízes das ZEs citadas acima, respectivamente, Heraldo José dos Santos, Margarida Fonseca e Socorro Brito Alves.

À frente dos trabalhos técnicos, estavam os servidores Mlexener Romeiro, coordenador de sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação; Saulo de Cássio, coordenador de Gestão e Logística de Urnas Eletrônicas (Cogel) e Edvan Feitosa, chefe da Seção de Gestão e Logística da Urna Eletrônica.

Acesso rápido