TRE avança nos estudos sobre Almoxarifado virtual
O objetivo é reduzir a quantidade de itens acumulados, evitando também o desperdício
22/07/2019 10:04
-
Atualizado em 23/08/2022 13:11

Requisitar materiais à medida que necessitar e pagar quando do recebimento. Essa é a lógica que está por trás do outsourcing de materiais, iniciativas implantadas no TCU e na AGU, e que vem gerando grande economia de recursos e de processos de trabalho.
Com vistas a implantar iniciativa semelhante, foi formado um grupo de estudo, composto por representantes da COMAP, Almoxarifado e AGS. Este grupo realizou recentemente visitas objetivando Bencharking naquelas Instituições.
No final do mês passado, a Assistente-chefe de Gestão Socioambiental, visitou o TCU, e foi acompanhada por servidoras da área Socioambiental dos TRE's do AM, CE e TO, que aproveitaram a oportunidade da viagem para colher também tais experiências.
Na manhã de ontem (18/07), o grupo do TRE-PE realizou visita foi ao prédio da AGU, para conhecer o funcionamento do Sistema de requisições e colher informações práticas. A iniciativa havia sido apresentada neste Tribunal no 12/junho, por Patrícia Amorim (SAD-PE/AGU), durante o Seminário "Contratações Lixo Zero: e eu com isso?", organizado pela AGS.
"A economia é impressionante, direta e indireta. Trata-se da adoção de uma nova cultura institucional, que se baseia na entrega de itens sob demanda, evitando, entre inúmeras outras questões, o acúmulo de materiais e o desperdício por perda de validade", afirma Sinara Batista, Assistente de Gestão Socioambiental.
O TCU reduziu de 2550 para apenas 30 itens de almoxarifado. Na AGU, a redução também foi muito significativa, atualmente há apenas 69 itens que ainda são adquiridos e geridos pelo almoxarifado do Órgão.
Para Isabela Barros, Coordenadora de Material, "conhecer o sistema de almoxarifado virtual utilizado pela AGU foi uma experiência engrandecedora, que nos possibilitou enxergar novas alternativas para as compras públicas com foco na sustentabilidade em suas 03 vertentes e na racionalização dos recursos públicos."
Até o final de setembro esse trabalho deverá estar concluído.
02m 16s de leitura