Presidente do TRE-PE recebe homenagem na Alepe

Por indicação do presidente da Assembleia Legislativa, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho recebeu a Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca

Presidente do TRE-PE recebe homenagem na Alepe
Foto: Heluizio Almeida/Alepe

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, foi agraciado, nesta segunda-feira (25) com a Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca.

Concedida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a comenda homenageia, anualmente, personalidades e instituições que se destacam na defesa da democracia e da igualdade de direitos.

A solenidade de entrega da medalha aconteceu no Auditório Senador Sérgio Guerra, na Alepe, repleto de autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo, e também do mundo político.

Além do presidente do TRE, recebeu a Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca o Instituto Dom Hélder Câmara (IDHeC), representado pelo seu diretor-executivo Antônio Carlos Aguiar.

Autor da proposição para a entrega da medalha ao desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, falou ao público sobre a trajetória do magistrado e sua contribuição para aproximar cada vez mais a Justiça Eleitoral da sociedade.

O deputado lembrou que o desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho ingressou em 1982, por concurso público, no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Posteriormente, foi aprovado em outro certame, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para o cargo de promotor de Justiça, mas optou por seguir a carreira de juiz estadual em 1990. Ele atuou nas comarcas de Inajá (Sertão do Moxotó), Barreiros, São José da Coroa Grande e Rio Formoso (estas últimas na Zona da Mata Sul) até chegar ao Recife, em 1993.

“Por onde passou, dr. Agenor imprimiu sua marca de julgador imparcial, de zeloso aplicador das leis e da eficiência. Por esses motivos, obteve o reconhecimento de seus nobres pares de magistratura – muitos dos quais presentes aqui, prestigiando-o – e, em 2010, foi promovido a desembargador do TJPE, pelo critério de merecimento”, ressaltou. Em 2017, foi eleito desembargador do TRE-PE, tornando-se vice-presidente da Corte, além de coordenador do programa de biometria no Estado. “Não temos dúvidas de que, na Presidência do TRE-PE, cargo que ocupa desde dezembro de 2018, dr. Agenor fará uma gestão que entrará para a história”, salientou Eriberto Medeiros.

O deputado finalizou dizendo que o TRE-PE poderá contar sempre com a Assembleia “para, juntos, continuarmos construindo uma sociedade democrática, livre, justa e igualitária, pela qual Frei Caneca e Dom Hélder Câmara sonharam e lutaram”.

Emocionado com a homenagem, o desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho foi à tribuna, cumprimentou sua família e a todos os presidentes e agradeceu a comenda. "É uma emoção muito grande estar aqui neste momento. Agradeço ao presidente Eriberto Medeiros pela indicação e a todos os parlamentares da Casa. É de grande valia esta comenda, que carrega o nome do recifense e revolucionário, que lutou pela liberdade do povo brasileiro”, disse o presidente do TRE-PE, que foi bastante aplaudido. Ele também fez questão de destacar sua satisfação com a competência e dedicação dos servidores no dia a dia do TRE-PE.

Além da medalha, ele recebeu das mãos do presidente da Alepe diploma e exemplares do livro Frei Caneca: Vida e Escritos, de autoria Frei Tito. O quinteto da Orquestra Criança Cidadã participou da Reunião Solene, assim como diversas autoridades.

Frei Caneca foi protagonista de dois episódios que marcaram a história de Pernambuco e do País: a Revolução Pernambucana de 1817, também conhecida como Revolta dos Padres, e a Confederação do Equador (1824).

A comenda foi criada pela Resolução nº 855/2008, a partir da instituição da Data Magna de Pernambuco – 6 de Março –, que celebra o movimento de 1817.

Instituto Dom Hélder

Em seu discurso, a deputada Teresa Leitão, autora da indicação para a homenagem ao Instituto Dom Hélder Câmara, falou das origens do IDHeC, em 1984, quando Dom Hélder fundou as Obras de São Francisco, com objetivo de promover ações concretas em favor da dignidade da vida humana. Em 2003, quatro anos após o falecimento do seu criador, a instituição passou a se chamar Instituto Dom Hélder Câmara, entidade sem fins lucrativos que visa à preservação e à divulgação do legado do religioso. “Dom Hélder era um batalhador incansável na luta pela justiça social, solidariedade, fraternidade e pelos direitos humanos”, resumiu a parlamentar.

O diretor-executivo do IDHeC, Antônio Carlos Aguiar, enfatizou, entre outros aspectos, o trabalho social da entidade, por meio da Casa de Frei Francisco, nos Coelhos (região central do Recife), que proporciona reforço escolar a jovens, acolhimento de suas famílias, palestras e atividades culturais. “Estamos muito felizes com esta homenagem e cientes da nossa responsabilidade”, disse.

Ao se dirigir ao desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, Antônio Carlos Aguiar pediu que as duas instituições - TRE-PE e IDHeC - estudassem a realização de parcerias em nome de projetos de inclusão social. Entusiasmado, o magistrado aceitou a proposta imediatamente.

Com informações da Ascom/Alepe

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido