TRE-PE promove treinamento de presidentes de mesa e administradores de prédio
Treinamento prático e teórico envolve mais de 500 pessoas

A 4ª Zona Eleitoral (ZE) do Recife deu início, nesta segunda-feira, 29/08, ao treinamento dos presidentes de seções que irão atuar nas Eleições 2022, marcadas para 2 de outubro, em primeiro turno. O treinamento será realizado até o final da semana, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). De acordo com a juíza eleitoral da 4ª ZE, Kathya Gomes Veloso, o treinamento é um momento para esclarecimento de dúvidas sobre o bom andamento das eleições. “Muitos já colaboram há muito tempo com a Justiça Eleitoral, mas existe a necessidade de rememorar os procedimentos e também esclarecer algumas modificações que ocorrerão nas urnas”, esclareceu
Este ano, o treinamento será ministrado em duas etapas. “Teremos a parte teórica, por meio de slides, esclarecendo as alterações desta eleição, e, a parte prática que será importantíssima para que os presidentes de mesa e administradores executem todos os procedimentos que serão feitos na seção no dia da eleição”, detalhou a chefe do cartório da 4ª ZE Adriana Paes, sobre as fases do treinamento. Durante o treinamento, será distribuído entre os participantes um manual de instruções com todas as informações necessárias para o desempenho de suas funções.
Presidente de mesa há 3 eleições, Wagner Rodrigues, fala da importância do trabalho de ser mesário e o quanto esse trabalho interfere para que as eleições sejam seguras “O presidente da seção tem a responsabilidade de delegar as funções dentro da mesa receptora de votos, de analisar casos de pessoas com prioridades,de esclarecer as dúvidas dos eleitores desde a fila, além do dever de garantir o sigilo do voto de cada eleitor e a tranquilidade no ambiente de votação, zelando sempre pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo”.
A servidora do TRE-PE, Rita Areias, ministra o treinamento teórico, no qual explica as principais alterações da urna este ano. “ Entre outras mudanças,a urna dará um delay de três segundos para que o eleitor veja a foto do candidato. É um momento ideal para conferir e só depois confirmar. O processador será 18 vezes mais rápido do que a versão anterior, o teclado do equipamento foi aprimorado. Além disso, o terminal do mesário não tem mais teclado físico. Na nova urna, ele tem tela sensível ao toque , como em smartphones.”
A 4ª ZE mobilizou 210 administradores de prédio e 308 mesas receptoras de votos com quatro mesários em cada uma delas, para trabalharem nas seções eleitorais disponibilizadas aos eleitores.Em Fernando de Noronha, são 9 seções (mesas receptoras de votos) e 4 mesas de justificativas.
Além da juíza eleitoral da 4ª ZE juíza Kathya Gomes Veloso, também participaram do treinamento a chefe de cartório Adriana Vieira Paes Bezerra; os servidores, José Renê Rimá, Rita de Cássia Areias Pereira, além de 14 servidores públicos convocados de outros órgãos para auxiliar no treinamento.