TRE Pernambuco tem dia dedicado à acessibilidade

Eleitores com deficiência visual e auditiva testaram recursos de acessibilidade da urna eletrônica

Foto do presidente do TRE-PE no Plenário do tribunal discursando para pessoas cegas e surdas, ac...

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) dedicou esta terça-feira (26) para apresentar, para pessoas com deficiências visuais e auditivas, todos os recursos de acessibilidade da urna eletrônica. Em evento realizado no plenário do tribunal, um grupo de eleitores cegos e surdos puderam utilizar os recursos previstos nas urnas, como intérprete de libras e audiodescrição com orientação sobre o passo a passo da votação, além do teclado em braile presente nas votações anteriores. Os recursos de acessibilidade estarão presentes em todos os modelos de urna eletrônica para as Eleições 2022.

Estiveram presentes pessoas com deficiência auditiva, deficiência visual, intérpretes de Libras, representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUD/Recife) e representantes da Associação Pernambucana de Cegos (APEC). Todos os eleitores com alguma deficiência auditiva ou visual puderam votar e testar as ferramentas de acessibilidade.

A estudante com deficiência auditiva Yasmin Silva comentou, com a ajuda da intérprete de libras Juliana Melo, que o foi uma experiência muito boa: “eu pude perceber que a gente tem acessibilidade agora para os surdos”, e completa: “eu me sinto muito feliz por isso, porque a gente tem um intérprete e isso é muito importante para acessibilidade de todas as pessoas surdas, me senti realmente com acessibilidade”. Este ano Yasmim votará pela primeira vez.

Na visão do presidente da APEC, José Diniz, "a urna deixou bem mais fácil pra gente votar, pra gente exercer nossa democracia”, pois “além da urna falar o candidato, fala seu vice, seu suplente, tudo!”.

O presidente do TRE-PE, André Guimarães, abriu o evento e reiterou o compromisso do tribunal em garantir o direito ao voto a todos os eleitores: “a Justiça Eleitoral tem por obrigação e dever garantir que todos os brasileiros exerçam seu direito ao voto, esse fundamental instrumento da democracia”.

A desembargadora eleitoral substituta e presidente da Comissão de Multidisciplinar Acessibilidade e Inclusão (CMA) do TRE-PE, Virgínia Gondim Dantas, lembrou que a divulgação dos recursos de acessibilidade em eventos como este são essenciais para que as pessoas tenham conhecimento e possam exigir seus direitos no ato do voto.

A apresentação foi conduzida pelo coordenador da CMA, Acácio Leite. Além de apresentar os recurso presentes na urna, ele ressaltou que todos os eleitores que possuem alguma deficiência podem votar com a ajuda de um acompanhante de sua confiança dentro da cabina, inclusive ajudando o eleitor no momento da digitação dos números dos candidatos, se necessário. Ao final do evento, também foram testados os recursos de acessibilidade do aplicativo E-Título.



Voto em local com maior acessibilidade 

Eleitores com alguma deficiência podem solicitar a mudança temporária do seu local de votação para uma seção com maior acessibilidade. Para isso, é necessário que os interessados compareçam ao cartório eleitoral, até o dia 18 de agosto, e faça sua solicitação.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido