22 de março: Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU em 1992

A Assistência de Gestão Socioambiental do TRE-PE lembra a data e ressalta a importância da preservação desse bem tão importante. Comparando o consumo de água do TRE-PE no relatório de 2021, verificou-se que houve uma redução de 14,8% no gasto com água e esgoto. Tivemos assim uma economia de 7.608.000 de litros de água o que daria para abastecer por 5 meses e meio todos os prédios do TRE-PE.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU em 1992. Em cada ano, o dia 22 de março é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados ao precioso líquido. Apenas cerca de 0,008 % do total da água do planeta é própria ao consumo. Grande parte das fontes desta água (nascentes, rios, lagos e represas...) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação do homem. A água poderá faltar, num futuro próximo, para o consumo de grande parte da população mundial. O Dia Mundial da Água foi criado com vários objetivos: reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas para resolver o problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. O documento apresenta medidas, sugestões e informações para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes.
Segundo a Agência Nacional de Águas – ANA, estima-se que o Brasil possui cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta. Mas a distribuição desse recurso natural não é equilibrada. A Região Norte concentra aproximadamente 80% da quantidade de água disponível, essa região concentra apenas 5% da população brasileira. As regiões próximas ao Oceano Atlântico concentram mais de 45% da população, porém, menos de 3% dos recursos hídricos do país.
Mudanças no clima que alterem o regime de chuvas podem provocar o aumento de eventos hidrológicos extremos: inundações e longos períodos de seca. Esses eventos afetam a oferta de água (uma ameaça). A Agência Nacional de Águas – ANA implementa medidas para aumentar a segurança hídrica e a capacidade do Brasil de se adaptar a novos cenários.
Situação da Água no Mundo
Estima-se que 97,5% da água da Terra é salgada e não é adequada ao nosso consumo direto. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% está nos rios. A água não está limitada às fronteiras políticas dos países. Quase a metade da superfície terrestre comporta bacias hidrográficas de rios compartilhados por dois ou mais países. O Brasil compartilha cerca de 82 rios com os países vizinhos, incluindo importantes bacias como a do Amazonas e a do Prata, além de compartilhar os sistemas de aquíferos Guarani e Amazonas.