TRE-PE adere à campanha Novembro Azul
Campanha alerta para a importância da realização do exame preventivo contra o câncer de próstata

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), buscando a conscientização da sociedade e de seus colaboradores, adere à campanha “Novembro Azul”. O objetivo é reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização para que os homens mantenham cuidados com a saúde, já que a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre eles, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A ideia de eleger o mês para prevenção do câncer de próstata surgiu na Austrália, em 2000, quando um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer durante o mês de novembro para chamar a atenção das pessoas para a saúde masculina. Em pouco tempo, a ação ficou conhecida como Movember, aglutinação das palavras moustache (bigode) e november (novembro).
O movimento repercutiu e foi replicado em diversos países, inclusive no Brasil, onde chegou doze anos depois (em 2012) por meio da parceria entre o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Desde então, órgãos públicos, privados e monumentos de todo o país – a exemplo do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e do Jardim Botânico, em Curitiba – mantêm a iluminação azul em apoio à campanha. O nome da ação faz referência ao Outubro Rosa, que busca conscientizar as mulheres sobre a prevenção e riscos do câncer de mama.
Exame
Durante o Novembro Azul, é importante alertar sobre o perigo que o preconceito com o exame, ainda existente entre os homens, pode gerar. O exame de toque é realizado pelo médico urologista e finalizado em rápidos dez segundos.
Não deixe que sua desconfiança impeça o diagnóstico precoce da doença. Adote esta causa!
Créditos: TRE-PR e TRE-MS