TRE-PE é premiado nas 3 categorias que concorreu do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial
A cerimônia aconteceu na noite desta terça-feira (25/10), em Brasília

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco foi premiado nas três categorias que concorreu da 3ª edição do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial. A desembargadora eleitoral Mariana Vargas foi a vencedora da categoria Liderança Exponencial - Justiça Eleitoral; o secretário de Tecnologia da Informação, George Maciel, levou o primeiro lugar da categoria Executivo de Tecnologia. Já na categoria Inovação Tecnológica, o TRE-PE ficou como terceiro colocadocom o projeto de automatização da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições com uso de inteligência artificial e robótica.
A premiação aconteceu nesta terça-feira (25/10), em Brasília e, além dos premiados, estavam presentes o presidente do TRE-PE, André Guimarães, o vice-presidente, Humberto Vasconcelos, e o diretor-geral, Orson Lemos.
O tribunal ainda apresentou durante o evento um projeto pioneiro de votação com movimentos de olhos e cabeça. Um computador capta os comandos pelos movimentos e envia os dados para um braço robótico que, ao receber as informações, efetua o voto na urna. A iniciativa visa proporcionar autonomia aos eleitores com deficiência e é desenvolvida em parceria com o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco.
O Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial tem como objetivo reconhecer lideranças e incentivar as iniciativas e os projetos inovadores nos setores tecnológicos, de gestão e de novas metodologias no âmbito do Ecossistema de Justiça, assim como as soluções criadas com impacto social.