Eleitores do futuro visitam o Centro de Memória do TRE-PE
Crianças conheceram a evolução do voto do papel à urna eletrônica

Pela primeira vez, o Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) recebeu crianças com idades entre 10 e 12 anos. Os alunos do 6º ano do Colégio Apoio, localizado no Recife, percorreram, nesta terça-feira, 13/09, a exposição “Memória da Democracia: Uma História da Justiça Eleitoral de Pernambuco”, que explica todo o processo eleitoral desde a urna de lona até a urna eletrônica.
“Ainda não tínhamos recebido futuros eleitores tão jovens. A grande importância desse Centro é poder revelar para as gerações de hoje como era antigamente o processo eleitoral. Principalmente para as crianças que estão se formando, porque elas começam a ter contato com o mundo político e ter noção de como o cidadão e cidadã é algo relevante para a sociedade”, ressaltou a servidora do TRE-PE responsável pelo museu, Télia Gaspar.
Durante a visita, as crianças puderam conhecer como se votava antigamente, em cédulas de papel, como eram as urnas e de que forma aconteceu a evolução das eleições ao longo dos anos. Para o estudante Vinícius Guerra Oliveira, o passeio no Espaço Memória do TRE-PE serviu para aprender ainda mais sobre o sistema eleitoral que é modelo para outros países do mundo. “Achei bem interessante saber como surgiu tudo isso, como chegamos até aqui e ainda descobrir que algumas pessoas lutaram para conseguir alguns direitos que temos hoje. Foi muito legal!”, contou.
Ao fim da visitação, os alunos simularam a votação em uma urna de teste e presenciaram na prática como é votar no dia da eleição.