TRE-PE participa de audiência pública sobre equidade racial
Evento foi organizado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco

A desembargadora eleitoral e juíza Mariana Vargas participou, nesta quarta-feira (03/05), representando o presidente do TRE Pernambuco, de uma audiência pública com a participação de entidades da sociedade civil e instituições públicas e privadas para debater a questão da equidade racial no Judiciário.
O evento aconteceu no Fórum de Olinda e foi organizado pelo Grupo de Trabalho Equidade Racial e Combate ao Racismo e suas Interseccionalidades, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com o objetivo de promover o debate a respeito da elaboração de normativas para a implementação e aprimoramento da Política Judiciária Estadual de Equidade Racial e Combate ao Racismo.
Além do TRE-PE, estavam presentes na composição da mesa a presidente do GT, a juíza Luciana Maranhão, o desembargador Eudes dos Prazeres França, o juiz Élio Braz e o professor doutor do Departamento de Antropologia da UFPE Alexandro Silva de Jesus, que proferiu a palestra de abertura. Logo após a palestra, o público presente pôde se manifestar a respeito do tema em debate.
Nova Comissão
Como parte das iniciativas do Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, firmado no mês de abril, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco está formando a Comissão de Equidade de Gênero e Racial.
O objetivo central da nova comissão é fortalecer a cultura pela equidade racial no TRE-PE, visando a desarticulação do racismo estrutural por meio de ações educativas e adoção de medidas afirmativas.