Dia Mundial da Vida Selvagem

Data criada pela ONU enaltece a multiplicidade das espécies

Foto com Girafas, elefantes e outros animaisDia Mundial da Vida Selvagem



Hoje, 3 de março, a Assessoria de Gestão Ambiental do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco lembra o Dia Mundial da Vida Selvagem. A data, que é comemorada globalmente, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013. O objetivo é enaltecer a multiplicidade das espécies, mas também para alertar sobre a preservação da fauna e flora em todos os cantos do planeta.

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo. Mas essa posição não é suficiente para que sejamos referência em preservação das espécies nativas, tampouco dos povos originários. As queimadas na Amazônia, a crise humanitária com o povo Yanomami e a crise hídrica apontam a necessidade de ações mais robustas do poder público.

As consequências atuais das mudanças climáticas exigem uma cooperação entre Estado e sociedade civil, para que assumam a responsabilidade para minimizar os impactos na vida de todas e todos. No dia a dia, é possível fazer escolhas individuais de preservação dos recursos, que são finitos, mas que podem ser reutilizados e, em alguns casos, poupados. Separar o lixo orgânico do não-orgânico, aprender como economizar água e reduzir o consumo de energia elétrica, são caminhos ao alcance de grande parte da população.

Em conformidade com as boas práticas dentro do ambiente do trabalho, as instituições públicas e privadas devem promover entre servidores e funcionários, ações que visem reduzir o uso indiscriminado dos recursos. Seguindo essa diretriz, o TRE-PE, através da AGS, busca junto aos setores responsáveis constantemente minimizar o impacto do uso diário dos recursos naturais como água e energia elétrica, com condutas afirmativas sobre o uso destes elementos. Uma dessas ações é a redução no tempo de uso dos condicionadores de ar a partir de um determinado horário do expediente, sem que essa ação prejudique o andamento dos trabalhos.

Acesso rápido