Eleitora e Eleitor do Futuro: edição focada nas Eleições 2024 atende 500 estudantes da rede pública
Evento aconteceu nesta sexta-feira (2), na Erem Santos Dumont, e contou com a participação do presidente do TRE-PE
Na manhã desta sexta-feira (2), estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Santos Dumont, localizada no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, tiveram a oportunidade de participar de uma edição diferente do programa Eleitora e Eleitor do Futuro, que teve como foco as Eleições 2024. Aproximadamente 500 alunas e alunos estiveram presentes e puderam tirar dúvidas e ouvir informações práticas sobre o pleito que se aproxima.
O presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, foi o responsável por abrir o evento e destacou a importância de apresentar a tantos jovens o processo eleitoral do nosso país. Também acompanharam o encontro o diretor-geral, Orson Lemos, e o vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE), Gustavo Cardim.
O programa Eleitora e Eleitor do Futuro é uma iniciativa da EJE-PE que busca capacitar e engajar jovens de até 17 anos de idade em torno da cidadania e da educação política, levando palestras e simulações com urnas eletrônicas às escolas. O coordenador da EJE-PE, Eduardo Japiassú, junto com o chefe de Assistência de Programas Institucionais, Henrique Pereira, são os responsáveis pelas apresentações.
“Tivemos um retorno muito bonito. Nós vimos aqui alunas e alunos que são protagonistas na sua escola e representantes das suas turmas, meninas e meninos que almejam um futuro melhor. Todas as informações que trazemos sobre fortalecimento da democracia e do valor imensurável que tem cada voto fazem com que eles fiquem preparados para levar adiante seus sonhos e essa possibilidade de transformação em tanto acreditam”, comentou Eduardo Japiassú.
Luana Vitória foi uma das alunas a recepcionar o presidente do TRE-PE.
Para a diretora da Erem Santos Dumont, Carolina Damásio Fittipaldi, levar o tema da educação política para dentro do ambiente escolar é essencial. “A gente precisa falar sobre esse assunto mais vezes. Os professores estão sempre atualizados sobre isso. É de suma importância que as instituições venham à escola porque atinge um público maior”, avaliou.
“Quando a gente participa do processo eleitoral, a gente ganha uma visibilidade maior”, destacou a estudante Giovanna Maia, do terceiro ano do ensino médio, ao defender a participação do voto jovem. A aluna conquistou o segundo lugar do concurso de redação promovido pelo programa Jovem Senador, em 2024. Durante o evento, ela subiu ao púlpito e leu seu texto que abordou os desafios para o futuro da democracia.
O projeto Eleitora e Eleitor do Futuro atende escolas da rede pública e privada. As instituições interessadas em receber as atividades podem fazer a solicitação através do site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Clique aqui e se inscreva. Todas as ações são conduzidas por servidoras e servidores da Justiça Eleitoral devidamente capacitados.