Trilhas da Democracia estreia nesta terça-feira (20) em Carpina
Audiência pública sobre cota de gênero e programa Eleitora e Eleitor do Futuro são ações do projeto

O projeto Trilhas da Democracia do TRE Pernambuco estreia nesta terça-feira (20) em Carpina, Mata Norte do Estado, com a audiência pública sobre cota e violência política de gênero e com a iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE), o projeto Eleitora e Eleitor do Futuro, na manhã da quarta-feira (21).
O Trilhas da Democracia consiste em levar à população, de diversos pontos do Estado, ações de conscientização visando o fortalecimento do processo eleitoral e da democracia junto com serviços da Justiça Eleitoral. A ação é itinerante e reúne iniciativas de diversos setores do Tribunal, casos da Corregedoria, Ouvidoria, Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Assessoria de Comunicação Social (Ascom) e as comissões temáticas.
O município de Carpina é o primeiro da Mata Norte a receber a audiência pública “Cota de Gênero, Violência Política de Gênero e Canais de Denúncia”, pautada a partir dos dados públicos das últimas eleições (2022), bem como em preparação para as Eleições Municipais de 2024. O evento será às 18h, no Fórum de Carpina, localizado no Centro da cidade.
O objetivo será dialogar com entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil e quaisquer pessoas interessadas ou diretamente relacionadas ao processo eleitoral. O TRE-PE assegura o direito de manifestação oral ou escrita.
A audiência contará com a participação do presidente, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo e será presidida pelo Ouvidor Regional Eleitoral de Pernambuco, o desembargador eleitoral Carlos Gil Rodrigues Filho.
O evento será transmitido, ao vivo, nocanal do TRE-PE no YouTube.
Eleitora e Eleitor do Futuro
O projeto da EJE-PE, Eleitora e Eleitor do Futuro será apresentado na manhã da quarta-feira (21) aos alunos e alunas do ensino médio da Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros. Na programação do evento estão previstas ações de cidadania, como a apresentação da urna eletrônica e do processo eletrônico de votação.
O Programa Eleitora e Eleitor do Futuro prevê ações que têm como objetivo capacitar e mobilizar o contingente de jovens e futuros eleitores do Estado de Pernambuco ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado. Essas ações poderão ser solicitadas por escolas públicas e particulares do estado e serão atendidas por servidores da Justiça Eleitoral, devidamente capacitados a realizarem essas atividades com os alunos das respectivas instituições de ensino. Todas as solicitações serão analisadas e atendidas de acordo com a disponibilidade da agenda deste Tribunal Eleitoral.
Para solicitar o Programa Eleitora e Eleitor do Futuro na escola, o responsável poderá ligar para o número (81) 3194-9216.
Serviço:
O que:
Trilhas da Democracia em Carpina
Quando:
20/2 às 18h – Audiência Pública sobre Cota de Gênero, Violência Política de Gênero e Canais de Denúncia (aberta ao público)
21/2 às 9h30h – Eleitora e Eleitor do Futuro (para os estudantes da ETE Maria Eduarda Ramos de Barros)
Onde:
Audiência Pública será no Fórum de Carpina, na avenida Getúlio Vargas, no Centro.