TRE-PE realiza rodas de conversa sobre assédio e discriminação com colaboradores terceirizados
Comissão realizou ainda o lançamento de uma cartilha com orientações sobre o tema

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE) realizou na última quinta e sexta-feira, 9 e 10 de maio, as primeiras ações de enfrentamento ao assédio moral, assédio sexual e à discriminação, organizadas pelas comissões temáticas instaladas em março deste ano.
Foram realizadas duas rodas de conversa com foco nos colaboradores terceirizados que atuam nas sedes administrativas no Recife. Ao todo foram 48 participantes. “A gente está fazendo essa roda de conversa com o objetivo de que todas as atitudes que permeiam esses temas sejam evitadas no ambiente de trabalho”, disse na abertura Hugo Lustosa, componente da comissão.
Renata Clarice ressaltou que “nós da Comissão, nos reunimos nessa roda de conversa com os terceirizados para facilitar a comunicação e eles sejam instruídos e se sintam acolhidos caso aconteça algum tipo de assédio ou discriminação”.
![]() |
|
Mais de 40 colaboradores terceirizados participaram dos encontros | |
Da parte dos colaboradores, Tereza Cristina Lima se manifestou destacando a importância do encontro. “A gente não sabe o entendimento da causa, e a gente poderá nesse momento tirar as dúvidas e também saber a quem recorrer”, complementou.
Foi lançada ainda uma cartilha com o objetivo de estimular a manutenção de um ambiente de trabalho saudável, digno e seguro no âmbito da Justiça Eleitoral de Pernambuco. Nela são apresentados conceitos básicos e exemplos de práticas que configuram situações de assédio moral, assédio sexual e discriminação, possibilitando que os servidores(as), estagiários(as), prestadores(as) de serviços, voluntários(as) e demais colaboradores(as) consigam reconhecer eventuais condutas abusivas e denunciá-las.