16 de março: Dia da Conscientização sobre Mudanças Climáticas

TRE-PE possui Plano de Logística Sustentável para a mitigação dos efeitos

16 de março: Dia da Conscientização sobre Mudanças Climáticas

Desde 2011, no Brasil o dia 16 de março é considerado o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Conheça abaixo alguns dados sobre o tema, assim como dicas de como fazer a sua parte pelo planeta.

Uma crise que afeta a todos

A crise climática, gerada pelas alterações nos padrões de clima e de temperatura causadas pelo homem direta ou indiretamente, tem preocupado cada vez mais a sociedade em todo o mundo.

Essas mudanças são consequências dos atuais padrões de produção e consumo e da intensa emissão de gases gerados por uma série de processos, como a queima de combustíveis fósseis e a produção agropecuária, que aceleram o efeito estufa, causando enorme prejuízo ao meio ambiente e afetando a qualidade de vida de bilhões de pessoas. Isso gerou uma série de danos ambientais graves, como o aumento do nível do mar, grandes secas, inundações, derretimento das geleiras e extinção de espécies.

Segundo dados do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), as emissões afetarão cada vez mais ecossistemas e a biodiversidade e – por consequência – a segurança e o bem estar de gerações futuras e atuais. Em alguns casos, o aumento do aquecimento global tomará a forma de uma mudança de caráter irreversível, em escalas centenárias e milenares, os chamados “pontos de não retorno”.

No Brasil

O Brasil é considerado um grande emissor de gases do efeito estufa, especialmente nas atividades agropecuárias típicas da economia nacional, como a criação de animais e a plantação de monoculturas.

Segundo o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), mais de 70% das emissões totais do País estão ligadas à atividade agropecuária, levando em consideração o desmatamento para pastagem, adubação, o metano emitido pelo gado e o transporte dos produtos.

O TRE-PE contribui com a mitigação dos efeitos da crise climática por meio das ações do Plano de Logística Sustentável, especialmente nos temas de energia elétrica, combustível e veículos, demandando esforços na redução do consumo dos recursos e otimização da frota.

O que você pode fazer?

Enquanto cidadãos, podemos colaborar com o combate às mudanças climáticas mudando ou adaptando os nossos hábitos.

1. Consuma menos carne

Já vimos que a agropecuária é uma atividade que gera um grande volume de gases de efeito estufa. Nesse sentido, uma alimentação mais diversificada, com menor consumo de carne, além de saudável, contribui para reduzir as emissões.

2. Não desperdice alimentos

Segundo relatório do Painel Intergovernamental, cerca de um terço de todo o alimento produzido no mundo é desperdiçado em algum ponto da cadeia. Reduzir essa perda ajuda na redução dos gases de efeito estufa, emitidos tanto para a produção de alimentos, como no transporte dos produtos, por exemplo.

3. Dê preferência a produtos locais

Comprar de produtores locais ajuda a diminuir a emissão de CO2 liberado com o transporte dos produtos. Além disso, a maior parte dos pequenos produtores rurais, da agricultura familiar, faz uso de técnicas mais sustentáveis de cultivo.

4. Tenha boas práticas no uso de transporte

Os veículos são uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa. Portanto, colabore com a redução dessas emissões evitando o uso de veículos movidos a combustíveis fósseis, e, quando não possível, utilizando combustíveis menos poluentes, como o etanol ou o biodiesel, além de manter em dia a manutenção do veículo.

5. Cobre políticas públicas para a questão climática

É dever dos governos implementar políticas públicas para conservação do meio ambiente, redução do desmatamento, adoção de novas alternativas de mobilidade urbana e incentivar o uso de energias renováveis. Cobre o comprometimento de políticos e acompanhe as promessas de campanha feitas pelos candidatos eleitos.

Para saber mais, consulte o Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade, disponível no endereço www.tre-pe.jus.br/institucional/sustentabilidade.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido