Eleitores do Recife com deficiência têm transporte gratuito para Central de Atendimento do TRE-PE
Serviço estará disponível até sexta-feira (22) e precisa de agendamento

Miriam Maria da Silva tem deficiência visual e já havia algum tempo que queria transferir o local de votação para mais perto de casa. Moradora do bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, ela conseguiu resolver a pendência nesta quarta-feira (20) ao participar da ação Eleições Acessíveis, promovida pelo TRE Pernambuco, que está transportando gratuitamente eleitores com deficiência até a Central de Atendimento ao Eleitor do Recife. “Foi a melhor coisa. Agora consegui sem aperreio mudar o meu local de votação para mais perto de casa”, contou.
A ação organizada pela Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) do Tribunal ocorre desta quarta (20) até sexta-feira (22) e faz parte da Semana da Acessibilidade da Justiça Eleitoral.
Na Central de Atendimento, as eleitoras e eleitores podem realizar qualquer tipo de serviço: alistamento (primeiro título), transferência de local de votação, pagamento de multa, atualização do cadastro, entre outros. Além disso, é importante que eles indiquem se precisam de uma seção com acessibilidade para que, no dia da eleição, possam votar com mais tranquilidade. “Entendemos que oferecer este serviço gratuito ao eleitor com deficiência contribui para que ele exerça o seu direito de votar”, afirmou o coordenador da CMA, Acácio Leite.
Quem desejar participar da ação precisa se cadastrar pelo WhatsApp do projeto Eleições Acessíveis - (81) 3194 9275 -, informando o endereço e o serviço que será demandado (primeiro título, transferência de domicílio, atualização cadastral, entre outros). As pessoas cadastradas serão transportadas de casa até a Central de Atendimento do Recife e depois serão levadas de volta a sua residência.