Limoeiro e Surubim recebem audiência pública sobre cota e violência política de gênero

Eventos foram realizadas em unidades de ensino dos municípios

foto da audiência Pública

Mais de 200 pessoas participaram das audiências públicas sobre Cota de Gênero, Violência Política de Gênero e Canais de Denúncia, realizadas pela Ouvidoria do TRE Pernambuco nos municípios de Limoeiro e Surubim (Agreste), nos dias 4 e 5 de março. Estudantes, advogadas e advogados, representantes de partidos políticos, vereadoras e vereadores, gestores públicos e lideranças sociais das duas cidades participaram dos eventos realizados na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal) e no auditório da Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias, em Surubim.

As audiências foram comandadas pelo presidente do TRE Pernambuco, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, e pelo ouvidor do Tribunal, desembargador eleitoral Carlos Gil Rodrigues Filho, e contou com as presenças do vice-presidente, desembargador Cândido Saraiva, do desembargador Humberto Vasconcelos, e da ouvidora do Ministério Publico de Pernambuco, Maria Lizandra Lira de Carvalho.


As audiências públicas fazem parte do projeto Trilhas da Democracia, consiste em levar à população, de diversos pontos do Estado, ações de conscientização visando o fortalecimento do processo eleitoral e da democracia junto com serviços da Justiça Eleitoral.

“As mulheres são mais da metade do eleitorado, mas ocupam apenas 15% dos lugares nas Casas Legislativas e em torno de 12% dos cargos no Executivo. Como mudar essa realidade? Não há resposta fácil, mas as audiências públicas podem nos mostrar caminhos”, afirmou o presidente do TRE-PE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo.

Nas duas cidades, as subseções da Ordem dos Advogados do Brasil se fizeram representados pelos seus presidentes, Jucelino Ferreira (Limoeiro) e Fredson Rodrigues (Surubim). Em Limoeiro, o auditório da Facal ficou tomado em sua maioria por universitários. Já em Surubim, o público majoritário foi formado por lideranças políticas e sociais do município.

Nas duas audiências, a população trouxe relatos de como tornar o ambiente político e institucional mais favorável à participação feminina. “Todas as sugestões serão devidamente anotadas em ata e, posteriormente, serão colocados no relatório final dos trabalhos”, advertiu o ouvidor, Carlos Gil Rodrigues Filho. As audiências prosseguem até o mês de junho em diversos pontos do Estado.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido