Para celebrar o Mês da Mulher, TRE-PE e EJE-PE apresentam a 2ª edição da exposição “Pioneiras”
Mostra fotográfica será inaugurada dia 14/03 no hall de entrada da sede do tribunal

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PE) apresentam a 2ª edição da exposição “Pioneiras”, um reconhecimento às mulheres que desbravaram caminhos nos espaços de liderança e decisão nas instituições públicas em Pernambuco. A exposição também contará com uma seção chamada “Mais Mulheres que Inspiram”, com lideranças que se destacam por suas ações em diversos segmentos, como cultura, educação e esportes.
Ao todo, 120 mulheres pioneiras fazem parte desta 2ª edição do evento, entre elas, a governadora do Estado, Raquel Lyra, primeira prefeita de Caruaru (Agreste), a cantora Lia de Itamaracá e a atleta Yane Marques entre outras. No painel Mais Mulheres que Inspiram estão Ana Martins (Dona Nanete) In memoriam, fundadora do Maracatu Nação Noronha, Nena Queiroga, cantora, Maria Edilene Siqueira, ex-árbitra de futebol, servidoras e terceirizadas do TRE-PE, entre outras.
Confira aqui as mulheres que vão fazer parte da 2ª edição das Pioneiras
O evento de lançamento será no dia 14 de março, às 10h, no hall de entrada do edifício-sede do Tribunal, que fica na avenida Agamenon Magalhães, 1160 (Graças), com as presenças do vice-presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, da diretora da EJE, desembargadora eleitoral Virgínia Gondim, dos demais integrantes da Corte e de diversas autoridades públicas e convidados/as.
Após o lançamento, a exposição ficará de forma permanente na entrada da sede do tribunal aberta ao público para visitação no horário das 8h às 14h.
O projeto
A 1ª edição da exposição “Pioneiras” aconteceu em 2023 e trouxe uma homenagem às pioneiras na luta pelo voto feminino: Celina Nigro, Martha de Hollanda e Edwiges de Sá Pereira que atuaram, nas décadas de 1920 e 1930, pelo reconhecimento do direito das mulheres de votar e serem votadas, que só foi conquistado em 1932. Celina Nigro teve a primazia de ter sido a primeira eleitora no Estado; Martha de Hollanda e Edwiges de Sá Pereira foram as primeiras candidatas em Pernambuco, disputando as eleições de 1933, porém não se elegeram.
A exposição rendeu ainda homenagens às mulheres que ocuparam ou ocupam espaços de liderança ou de decisão no Executivo, Legislativo, Judiciário e instituições ligadas à área jurídica de Pernambuco.
Serviço:
2ª edição da exposição fotográfica “Pioneiras”
Local: sede do TRE Pernambuco: avenida Agamenon Magalhães, 1160, Graças, Recife.
Lançamento: próxima quinta-feira (14), às 10h; a partir de então ela ficará permanente no hall de entrada da sede do TRE com visitação aberta ao público nos dias úteis, das 8h às 14h, sem necessidade de agendamento.