TRE-PE doa urna de madeira ao TRE-AC e reforça preservação da memória eleitoral
Objeto era duplicata de urna que faz parte do acervo da Justiça Eleitoral de Pernambuco

Em um gesto marcante e representativo, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) doou uma urna de madeira usada entre as décadas de 1920 e 1950 ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). A peça era uma duplicata, que fazia parte do acervo pernambucano, e agora integra o Centro de Memória do TRE-AC, reforçando a cooperação entre os tribunais na salvaguarda da história eleitoral brasileira.
A chegada da urna coincide com as celebrações dos 50 anos de instalação do TRE-AC, comemorado em 2025, o que torna o momento ainda mais emblemático. Segundo Aieza dos Santos Bandeira, presidente da Comissão de Gestão de Memória da Justiça Eleitoral do Acre, “a urna de madeira simboliza a história viva do nosso processo democrático” e passa a ser testemunho material dessa trajetória institucional.
“Essa urna é um item muito importante da nossa coleção, porque ela nos ajuda a entender o processo de votação do Brasil e até mesmo o desenvolvimento do processo eleitoral brasileiro”, pontuou o historiador e servidor da EJE-PE, Bruno Vitorino, que participou do processo de doação e expedição da urna para o Acre.
A cooperação entre os tribunais demonstra o valor da união institucional na preservação da identidade, da tradição e dos valores da Justiça Eleitoral brasileira.