TRE-PE conquista reconhecimentos em evento de Tribunal Superior Eleitoral
Em manhã de celebração, TRE-PE recebeu prêmio Justiça Eleitoral e Selo Qualidade

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) recebeu, nesta quarta-feira (10), dois importantes prêmios concedidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A entrega ocorreu em cerimônia aberta pela presidente da Corte Eleitoral, ministra Cármen Lúcia. A premiação foi recebida pela juíza auxiliar da Presidência, Michelle Chagas. O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, também representou o Tribunal no evento.
O TRE Pernambuco foi agraciado com o Selo de Qualidade Eleitoral 2025 na categoria Ouro, que reconhece boas práticas de gestão, inovação tecnológica, transparência, atendimento ao eleitorado e combate à desinformação. Além disso, o TRE-PE conquistou o Prêmio Justiça Eleitoral na categoria Eficiência e Comunicação, com o documentário “As Pioneiras”, que resgata a trajetória de mulheres pernambucanas na luta pelo direito ao voto nas décadas de 1920 e 1930.


Prêmio Justiça Eleitoral
O documentário “As Pioneiras”, produzido pela Assessoria de Comunicação do TRE-PE e pela Escola Judiciária Eleitoral, venceu na categoria Eficiência e Comunicação, evidenciando o compromisso do Tribunal com a valorização da memória histórica, da participação feminina e da educação para a cidadania.
O Prêmio Justiça Eleitoral recebeu 327 inscrições de diversos tribunais do país, distribuídas em sete categorias: Inovação em Cidadania; Combate à Desinformação ; Eficiência na Comunicação; Redução das Desigualdades de Gênero, Raça, Etnia e Idade; Acesso à Justiça Eleitoral; Eleitor Comprometido ; Mesário Exemplar.


Selo de Qualidade Eleitoral
O TRE-PE recebeu o Selo Ouro, ao lado de outros 17 tribunais. O nível Diamante foi entregue aos TREs do Paraná, Piauí e São Paulo. A Menção Honrosa ficou com o TRE do Amapá, pelo projeto “Cidadania Indígena”. Concedido anualmente aos Tribunais Regionais Eleitorais, o Selo de Qualidade Eleitoral é dividido em três categorias: Diamante, Ouro e Menção Honrosa. A certificação é regulamentada pelo Edital nº 1/2025 e pela Portaria TSE nº 210/2025.

