Justiça Eleitoral inaugura 3ª edição da exposição Pioneiras na próxima sexta-feira (23)
Em 2025, a mostra homenageia mulheres negras e será lançada durante o 4º Ciclo de Estudos Mulheres e Política, na sede do TRE-PE

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), promove, na próxima sexta-feira (23), uma série de eventos voltados à reflexão sobre a presença e o protagonismo feminino, em especial de mulheres negras, nos espaços de poder e liderança. Na ocasião, será inaugurada a exposição Pioneiras: Faces Negras, que, em sua terceira edição, homenageia mulheres negras pioneiras e protagonistas em suas áreas de atuação. A mostra fotográfica será lançada durante o 4º Ciclo de Estudos - Mulheres e Política, com início às 8h30, no plenário do edifício-sede do Tribunal, localizado na av. Agamenon Magalhães, 1160, bairro do Derby, no Recife.
A exposição dá continuidade a duas edições anteriores, que documentaram mulheres visionárias que desbravaram caminhos nos espaços de liderança e decisão em instituições pernambucanas, assumindo papeis de protagonismo em diversos setores da sociedade. As homenageadas atuam nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo uma seção exclusiva dedicada ao TRE-PE, além de outras áreas como educação, esportes, jornalismo e cultura.
Confira aqui a lista das homenageadas
A mostra integra os eventos alusivos ao “Dia da Memória do Poder Judiciário”, comemorado em 10 de maio, conforme a Resolução CNJ nº 316/2020, e também faz parte da campanha de enfrentamento ao racismo no contexto do 13 de maio — Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo.
Resultado de um trabalho que articula pesquisa histórica e museológica, a edição 2025 da exposição Pioneiras teve curadoria do diretor da EJE-PE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, e da coordenadora da Comissão para a Equidade Étnico-Racial e de Gênero (Ceerg) do TRE-PE, juíza Luciana Maranhão.
“Delimitamos o recorte temático nas mulheres negras, buscando dar visibilidade e reconhecimento a esse segmento da sociedade. Segmento, este, que ainda enfrenta, cotidianamente, entraves estruturais no corpo social brasileiro, solidificados ao longo do tempo histórico, para alcançar espaços de poder e posições de protagonismo social”, explica o historiador e servidor da EJE-PE, Bruno Aguiar, responsável pela coordenação da pesquisa.
Assista aqui os vídeos de quatro homenageadas do Pioneiras: Faces Negras
A visitação à exposição é aberta ao público, gratuita, e pode ser feita de segunda a sexta, das 08h às 14h.