Presidente e vice do TRE-PE participam do 87° Coptrel
Evento foi realizado em São Paulo entre os dias 20 e 21 de março

Com informações do TRE-SP
O presidente do TRE Pernambuco, desembargador Cândido Saraiva, e o vice-presidente e corregedor, desembargador Fernando Cerqueira, participaram do 87° Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), realizado em São Paulo, tendo o TRE paulista como anfitrião do evento. Durante o encontro, o desembargador Cândido Saraiva foi empossado como secretário-geral do Colégio.
Leia mais: Presidente do TRE-PE assume Secretaria Geral do Coptrel
O evento também reuniu diretores-gerais e assessores dos TREs. O diretor-geral do Regional pernambucano, Orson Lemos, e o assessor de Comunicação Social (Ascom), Gilvan Oliveira, participaram de reuniões preparatórias e acompanharam os debates e exposições dedicados aos presidentes.
A abertura do evento aconteceu na noite da quinta-feira (20) em solenidade no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, que também preside o Coptrel.
“Este encontro, sem dúvida, será uma oportunidade para compartilhar experiências, aprender com os desafios enfrentados em diferentes regiões e, acima de tudo, construir um futuro mais eficiente e inovador para a Justiça Eleitoral brasileira”, afirmou o presidente do TRE-SP e do Coptrel. “Temos a missão de aprofundar a colaboração entre os Tribunais Eleitorais de todo o Brasil, fortalecer a confiança mútua e aprimorar o nosso trabalho conjunto, com vistas a assegurar que o sistema eleitoral brasileiro continue a ser um dos mais respeitados e eficientes do mundo.”
Durante a abertura, o governador do estado, Tarcísio de Freitas, ressaltou a importância da Justiça Eleitoral. “Talvez as pessoas não tenham a dimensão do que é preparar uma eleição. Fico imaginando o esforço de levar urnas e garantir que a eleição seja realizada em cada canto do Brasil. A urna chega no tempo certo e tudo funciona”, discursou.
Ele ainda elogiou o trabalho dos Tribunais Eleitorais para garantir a paridade de armas e o controle da propaganda eleitoral. “Tudo isso para que a gente possa ter a manifestação da democracia, que é a eleição dos representantes. O pilar da representação é garantido pelas eleições transparentes e limpas.”
Além de presidentes de TREs de todo o país, o evento teve a presença do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Floriano Peixoto, do prefeito da capital, Ricardo Nunes, do vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador José Antonio Encinas Manfré, além de outras autoridades.
Palestras
Na quinta (20), foram realizadas reuniões de diretores-gerais e de assessores de comunicação de todos os Tribunais Eleitorais do país.
Na reunião dos diretores-gerais, o advogado e especialista em tecnologia e inovação Ronaldo Lemos fez uma exposição sobre inteligência artificial e desinformação. A palestra contou também com a participação dos assessores de Comunicação dos Tribunais.
Na pauta do encontro dos diretores, foram tratados o trabalho administrativo nos cartórios, a homologação do concurso de servidores realizado ano passado, a força de trabalho na Justiça Eleitoral, entre outros assuntos.
Já na reunião dos assessores de Comunicação, foi discutida a proposta de comunicação e enfrentamento à desinformação para as próximas eleições e uma palestra da jornalista e servidora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Aline Castro, sobre comunicação interna.
Presidentes
Na sexta (21), os presidentes acompanharam exposições do cientista político Antonio Lavareda sobre os cenários para 2026 (projeções e desafios), e do juiz substituto do TRE-SP Diogo Rais, especialista em enfrentamento à desinformação e direito digital, que tratou das perspectivas tecnológicas para o pleito do próximo ano.
A programação contou com a apresentação de projetos de boas práticas. Dois projetos foram do TRE-AL, “Meu Título Indígena” e “Seção +Q Inclusiva”, voltado a pessoas com deficiência; e do projeto “Justiça Eleitoral Vai até Você! Voto 60+”, destinado às pessoas idosas e desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep).
O TRE-RS exibiu vídeo sobre como as enchentes no estado impactaram as Eleições 2024 e os reflexos da cheia na abstenção eleitoral. Também foi debatido a destinação de orçamento para treinamentos e capacitações, em apresentação do TRE-PI.
Coptrel
O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais foi fundado em 16 de setembro de 1995. Trata-se de uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos TREs.